21 agosto 2010

Clima caótico mundo afora

Ciência Hoje Online:
Tudo ao mesmo tempo agora
É o caos climático, no Brasil e no mundo: chuvas no Nordeste, seca no Centro-oeste, incêndios na Rússia, enchentes no Paquistão. Jean-Remy Guimarães mostra o que esses eventos extremos têm em comum e adverte: eles serão cada vez mais frequentes.
. Há tempos venho tentando achar assunto para mais uma coluna otimista, que seria apenas a segunda desde a estreia desta coluna. Mas, francamente, está difícil. O clima este ano parece ter resolvido socorrer o Painel Intergovernamental de Mundanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), esmerando-se em fornecer provas de que as suas previsões têm fundamento, especialmente aquelas relativas ao aumento da frequência de eventos extremos.
. Senão, vejamos: numa amostra dos eventos no front interno, tivemos cidades riscadas do mapa no interior do Nordeste por conta de violentas enchentes, que coincidiram com uma elevação da temperatura do mar da região, graves deslizamentos no Rio de Janeiro e ao longo do litoral até Santos e forte seca no Centro-oeste.
. Leia o texto na íntegra http://migre.me/16qpK

Nenhum comentário: