14 outubro 2010

Minha coluna semanal no portal Vermelho

Dilma, Serra e o debate programático
Luciano Siqueira


Ao final do debate na Rede Band de Televisão, o senador Sérgio Guerra (PSDB) de Pernambuco, presidente nacional dos tucanos, saiu-se com essa belezura: o centro da campanha no segundo turno deve ser a questão do aborto, e não o tema das privatizações destacado por Dilma.

Equívoco ou artimanha tática? Fico com a segunda hipótese, por razões que me parecem óbvias.

Tem relevância, sim, o tema da descriminalização do aborto, desde que escoimado da argumentação rebaixada e suja sustentada pela tropa de choque tucana através da internet (que a própria esposa do candidato Serra, a Sra. Mônica, dela fez uso na tentativa de denegrir a imagem da ex-ministra Dilma!); porém não a ponto de ocupar o centro do debate, deslocando questões de fundo relativas aos destinos do País.

Já a questão da privatização de empresas e instituições estatais de importância estratégica, me desculpem o senador Guerra e seus acumpliciados, vem a ser um dos tantos elementos que compõem aquilo que o tucanato não deseja discutir: o programa de governo. E, como essência do programa, a opção pelo desenvolvimento econômico com distribuição de renda, valorização do trabalho e sustentabilidade ambiental como expressão de uma alternativa viável ao modelo neoliberal com o qual se sintonizam o PSDB e o candidato Serra.

Quando Serra tenta escapa do tema com evasivas tipo privatizações de empresas estatais municipais ou estaduais sob governos petistas ou a venda de ações da Petrobras na Bolsa de Nova York – argumentos ridículos para alguém que se diz experiente e preparado! -, na verdade o que ele pretende é evitar a demarcação clara de campos aos olhos do eleitorado mais atento, que forma opinião e amplia tendências de voto.

Dilma, por seu turno, ao lado de retrucar com veemência as agressões e baixarias de que tem sido vítima e passar à ofensiva na comparação entre os dois modelos, o de FHC e o de Lula, chama o adversário para o centro do ringue e o obriga a lutar às claras.

Isso dá em debate programático? Creio que sim. Pois nos programa de TV e rádio e nos debates entre os dois candidatos à presidência nem tudo é completamente explicitado, mas cabe a nós outros no contato com vastas camadas do eleitorado repercutir e ampliar a discussão. A questão das privatizações, para não recorrer a outro exemplo, põe em relevo o papel do Estado como indutor do desenvolvimento, uma das pedras fundamentais da concepção programática de Dilma; e que, ao contrário, é negado no ideário tucano.

Em outras palavras, a campanha se dá no confronto televisivo e radiofônico, se espraia pela internet e se concretiza, no plano do debate de ideias, nos salões, nos locais de trabalho e nos botecos por esse Brasil afora. E ganha força se cada de nós, militantes e ativistas cá na base, mesmo sem deixar de reagir às baixarias e calúnias contra Dilma, nos empenharmos na discussão do projeto de desenvolvimento com o qual a candidatura de Dilma Rousseff está comprometida.

Um comentário:

Eliseu de Abreu... disse...

Já diz um adágio popular: não se atira pedras em arvores que não dá frutos. Desde o inicio da historia conhecida, que vemos atirarem pedra em quem se destaca com melhores ações, melhores idéias e melhores exemplos. Na bíblia por exemplo, vemos Caim assassinando Abel, porque este seu irmão, apresentou ao seu Deus o melhor de si. Vemos José sendo vendido para o egito, porque era mais inteligente do que o restante dos irmãos. Vemos também a figura do nazareno sendo crucificado, porque tinha uma idéia mais clara e mais humana em favor da humanidade. Poderia aqui falar de Cristovão Colombo sendo deportado, e muitos outros, mas vou até a Rua dos Latueiros hoje a Rua Gonçalves Dias, em minas Gerais, onde ocorreu a inconfidência mineira e passo a ver uma cabeça num pendurada num poste, de um homem chamado Tiradentes. Mas, hoje podemos dizer: aquela cabeça pendurada num poste foi ou ainda é, a bandeira da nossa liberdade.

COM A DILMA NÃO É DIFERENTE

Seu adversário em vez de mostrar propostas claras e definidas, apenas jogam pedras numa arvore que está dando frutos. Distorcem as palavras, criam montagens, mostram fotos que jamais foram fotografadas da forma como estão expostas, e procuram enganar os incautos ou quem gosta de ser enganado. Mas, a Dilma continua tranqüila, serena, com uma presença emocional bastante segura, característica de quem mantem a liderança. No dia 30 as urnas dirão o restante deste comentário...Atenciosamente, Eliseu de Abreu