02 outubro 2010

Onda: aliados de Dilma podem preencher 60 das 81 vagas no Senado

No Vermelho:
. Com a experiência de oito anos no governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, no período de pré-campanha: um senador vale por três governadores. Não se sabe como Lula chegou a essa equação política. Apenas por quê. Foi no Senado que seu governo enfrentou a maior resistência da oposição. É dali que Lula pretende remover os últimos obstáculos que restam para entregar um Senado progressista para sua candidata.
. Caso vença a disputa presidencial, Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, terá no Senado uma maioria muito mais ampla do que a desfrutada por Lula. Herdará a faca — o Executivo — e um Legislativo feito queijo nas mãos.
. A Câmara dos Deputados já está menos conservadora. No Senado, o governo pode, finalmente, obter uma vantagem ampla sobre a oposição. Hoje, pode contar, na melhor das hipóteses, com 48 dos 81 senadores, um a menos que o necessário para passar uma reforma constitucional. Com a renovação de dois terços das cadeiras, que será feita neste domingo, políticos da base aliada ao governo Lula poderão dominar o Senado e ocupar mais de 60 cadeiras.
. Leia a matéria na íntegra http://twixar.com/m8B

Nenhum comentário: