23 novembro 2010

Em destaque o Museu do IMIP

Portal da Câmara Municipal do Recife:
Luciano Siqueira comemora inauguração de museu
. Em pronunciamento no plenário na tarde desta terça-feira, 23, o vereador Luciano Siqueira (PC do B) ressaltou a importância do Museu do IMIP, inaugurado ontem, no bairro dos Coelhos. O espaço preserva a história do professor Fernando Figueira, fundador da entidade filantrópica que é reconhecida como um dos hospitais mais importantes do país na área de pediatria.
. “Pessoalmente guardo uma relação de gratidão, amizade, reconhecimento e compreensão da importância histórica e atual daquela instituição pela prestação de saúde de qualidade à população mais pobre”. O parlamentar, que também é médico, destacou sua relação profissional com a entidade, onde atuou como estudante e profissional.
. Luciano Siqueira ressaltou ainda o legado deixado pelo professor Fernando Figueira. “Além de ter fundado o IMIP, ele faz parte de uma página importante da luta democrática em nosso Estado. Fernando Figueira foi presidente de uma comissão de inquérito destinada a examinar uma solicitação imposta pelo então general do 4º exército que solicitava o afastamento sumário de 37 alunos da faculdade porque eram contrários ao regime militar. Depois de ouvir a todos, ele produziu uma belíssima peça em defesa da autonomia da universidades, da democracia e solicitou que não fossemos cassados. Ele escreveu dessa forma sua presença na luta pela democracia de forma corajosa”.
Saiba mais – O Museu do IMIP - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - está aberto ao público e funciona no prédio do antigo Hospital Pedro Segundo, Rua dos Coelhos, 300, nos Coelhos. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Nenhum comentário: