27 agosto 2011

Entendendo melhor o mal de Parkinson


Ciência Hoje Online:
De grão em grão...
Resultados de novo estudo sobre Parkinson ajudam a compreender melhor os mecanismos da doença. Em sua coluna de agosto, Stevens Rehen comenta a pesquisa e as vantagens da técnica de reprogramação celular utilizada pelos autores.
. A doença de Parkinson foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson (1755-1824). Hoje, é a enfermidade neurodegenerativa com a segunda maior prevalência em indivíduos acima de 50 anos. Sem cura, acomete cerca de quatro milhões de pessoas em todo o mundo; no Brasil, há 250 mil pessoas com Parkinson.
. Pacientes com a doença exibem lentidão de movimento (bradicinesia) associada a pelo menos um dos seguintes sintomas: rigidez, tremor de repouso ou instabilidade postural. Adicionalmente, desordem cognitiva, depressão e disfunção no sistema autônomo também podem se manifestar.
. As principais características da doença são a morte de neurônios secretores de dopamina, residentes na substância negra do mesencéfalo e responsáveis por controlar a transmissão dos comandos vindos do córtex cerebral para os músculos do corpo, e o acúmulo anormal de aglomerados proteicos chamados corpúsculos de Lewy, no citoplasma dos neurônios sobreviventes.
. Leia a matéria na íntegra http://migre.me/5zyDO

Nenhum comentário: