12 maio 2012

Ciência maia no século 9

Ciência Hoje Online:
Em tempo
Arqueólogos descobrem o escritório de um escriba maia do século 9 na Guatemala. Nas paredes da estrutura estão os mais antigos vestígios de cálculos astronômicos ligados aos calendários usados por essa civilização.
. O complexo arqueológico maia de Xultún, na Guatemala, foi descoberto há 100 anos, mas só agora começa a mostrar sua riqueza histórica. No local, pesquisadores encontraram o ‘escritório’ de um escriba maia com os mais antigos registros de cálculos astronômicos usados por essa civilização para construir calendários. Os símbolos estão pintados na parede e datam de cerca de 1.200 anos atrás.
. Já se sabia que os maias, povo pré-colombiano da América Central, contavam o tempo com base no movimento do Sol, da Lua e dos planetas há mais de três mil anos e o registravam em calendários esculpidos em monumentos de pedra, chamados estelas.
. No entanto, até hoje, nunca haviam sido encontrados os rascunhos dos cálculos astronômicos feitos para criar esses calendários. A relíquia está pintada na parede com delicados traços de tinta preta e vermelha que apresentam números e desenhos das fases da Lua.
. Leia matéria na íntegra http://migre.me/93eX6

Nenhum comentário: