24 dezembro 2013

A luta no campo das ideias

No Vermelho:
A Formação do PCdoB e o seu papel na luta de ideias em 2013
Entrevista a Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

"Avalio que 2013 foi um ano muito frutífero para a Formação do PCdoB, não somente pelo número de ações realizadas, mas, sobretudo pelo fomento do pensamento, arma principal da luta de ideias", declarou Adalberto Monteiro, secretário nacional de Formação e Propaganda do PCdoB, à Rádio Vermelho, ao pontuar balanço das atividades da Secretaria de Formação e Propaganda do Partido.

O dirigente nacional falou sobre as principais atividades e pontuou que a Formação joga um papel central para a reflexão crítica dos projetos prioritários e para a fixação das lutas travadas pelo PCdoB.

 “Vivemos um momento de acumulação, no qual a formação assume papel central no debate, especialmente quando falamos da defesa do Projeto Nacional de Desenvolvimento e o desafio de sistematizar uma frente de luta organizada e fundamentada para dar conta deste desafio. É bom frisar que, em 2013, conquistamos avanços no plano nacional e os estados também avançaram, mas temos plena consciência de que precisamos avançar ainda mais e estamos construindo as bases necessárias para esta empreitada”, enfatizou Adalberto.

O dirigente ressaltou a necessidade de realizar um trabalho conjugado entre o Partido no âmbito nacional e suas sedes nos estados é central. "Essa parceria garantirá a otimização das forças empreendidas, como também o melhor aproveitamento das ações que são pensadas e implementadas. Em 2013, se buscou essa troca e em 2014 não será diferente".

Fundação Maurício Grabois - Adalberto Monteiro, que também é presidente da Fundação Maurício Grabois, falou sobre os trabalhos realizados pela Fundação e lembrou que foram promovidos importantes seminários, entre eles, o seminário que debateu as manifestações de junho e o balanço dos dez anos de governos Lula e Dilma, além dos temas importantes debatidos como saúde, educação, cultura, política externa, entre outros.

O dirigente também citou, no âmbito da elaboração e realização de pesquisas, a publicação de 12 novos títulos em 2013. Abaixo alguns dos lançamentos da Fundação Maurício Grabois, em parceria com a Editora Anita Garibaldi, entre os anos de 2012 e 2013.

Centro de Documentação e Memória - O presidente da Grabois também enalteceu o trabalho do Centro de Documentação e Memória (CDM), setor, que segundo ele, joga um papel central na pesquisa e memória do Partido. “O CDM joga um pape, muito importante nas trincheiras do Partido. O trabalho de documentação e sistematização da memória da corrente comunista no nosso país é central não só para os nossos militantes, mas também para os diferentes setores de pesquisa que atuam no país”, ressaltou Adalberto.

E adiantou: "Em 2014, a Fundação, através do CDM, dará seguimento ao trabalho de documentação e memória e apoiará as atividades da Escola Nacional do PCdoB, numa intensa agenda de formação e capacitação de quadros".

Adalberto ainda informou que somente no 1º semestre de 2014 serão realizadas atividades referentes aos 50 anos do golpe militar de 64, aos 90 anos da Coluna Prestes e também à passagem dos 90 anos da morte de Vladimir Ilicht Lênin. “Para realizar esse conjunto de atividades, como é tradição da Fundação, sempre buscaremos realizar parcerias com outras fundações e instituições de pesquisa e estudo”.

Escola Nacional do PCdoB -
Durante a entrevista, Adalberto destacou o papel da Escola de Formação na luta de ideias travada pelo PCdoB. Segundo ele, para fazer o balanço de 2013 é preciso falar também dos trabalhos encabeçados pela Escola Nacional do PCdoB na luta política.

 “O interesse pela formação se dá pela singularidade do PCdoB, pois é um Partido filho das barricadas amparadas pela teoria marxista-leninista. De modo que pensar esta corrente teórica é fundamental, e a Escola surge para garantir o aprofundamento deste pensamento, sem perder de vista a nossa realidade. A Escola é um setor em constante desenvolvimento, houve significativos avanços, mas ainda há um longo caminho pela frente”, pontuou o dirigente.

Nenhum comentário: