19 março 2016

Batismo de fogo

"Eu já fui pra rua"
Dani Lins*
Lembro da primeira manifestação que participei. Já participei sendo dirigente de uma das maiores entidades do Estado, a União dos Estudantes de Pernambuco. 
Como diretora de comunicação eu estava ali fazendo a cobertura diretamente com a UNE. Me orgulho de ter feito parte dessa história. 
Lembro exatamente do primeiro passo que dei quando entrei na Conde da Boa Vista, meu corpo estremeceu do pé a cabeça quando vi aquele paredão do choque coagindo aquela juventude que só queria um transporte público de qualidade. Lembro também de quando tentamos ocupar um espaço vazio e a polícia não teve dó e nem piedade. Bombas de efeito moral deixando marcas no meu pé, sufoco com os gases e naquela hora eu me esqueci o que era oposição, o único pouco dinheiro que tinha tava sendo pra comprar água pra quem estivesse necessitando. Não tinha partido, oposição, segregação, éramos todos jovens em busca dos nossos direitos. 
Eu precisava continuar meu trabalho. Corri e consegui entrar na Faculdade de Direito, ali estava segura pra continuar informando o que as grandes mídias não informavam. Mãe, to segura. Não se preocupa. Segundos depois, barulho de bomba cada vez mais perto. A polícia INVADIU a Faculdade. Dentro da lei a polícia só pode entrar no campus de uma universidade pública caso aconteça algum  
crime e até onde sei protestar é um DIREITO nosso! Enfim, com o coração apertado, coloquei a blusa ao avesso e fugi dali pra um lugar seguro a fim de mostrar as pessoas a truculência, o desrespeito, a crueldade e a herança que ainda existe da Ditadura. Eu honro por quem lutou pela nossa liberdade, não vai ser tão fácil tirá-la da gente novamente.
#eujáfuiprarua e você?
*Ex-diretora da União dos Estudantes de Pernambuco
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: