18 março 2016

Uma palavra serena

O futuro democrático do Brasil
Marcelo Carneiro Leão*

Tenho tratado de temas relacionados ao momento atual do Brasil aqui em meu FB pessoal sempre de forma tranquila, respeitosa (seja qual for a opinião) e buscando uma análise fundamentada e imparcial.
Entretanto, nos últimos dias, assusta-me ver estes temas sendo tratados de forma superficial, parcial, midiática, raivosa, entre outros diversos adjetivos possíveis!!!
Neste sentido, gostaria de fazer algumas considerações e reflexões:
Gosto e estímulo o BOM DEBATE. O debate fundamentado, ético, respeitoso, de pessoas em que o DISCURSO representa de fato a sua PRÁTICA COTIDIANA. Mas...
...Vejo algumas pessoas usarem como argumentos frases simplórias do tipo “fique com seu corrupto de estimação”, e não se debruçarem em uma análise acurada e profunda dos fatos e das intenções subliminares...
...Vejo DELAÇÕES se transformarem em PROVAS CABAIS (claro que depende sobre quem estas delações incidem.... porque algumas são completamente esquecidas)...
·... Vejo INTERPRETAÇÕES e ANÁLISES de jornalistas (se é que cabe este termo para alguns deles), virarem VERDADE intocável...
...Vejo CORRUPTOS conhecidos e processados convocarem manifestações de combate a corrupção (desculpe-me para mim são manifestações legítimas, mas não contra a corrupção e sim contra o governo). E aí incluo não somente os corruptos que roubam milhões, mas também aqueles que usam recibos de algo que não existiu para abater o Imposto de Renda, que furam filas, que usam artifícios legais (mais ilegítimos) para seu benefício próprio, que se aproveitam da crise econômica que penaliza fundamentalmente os mais pobres, para ganhar dinheiro com especulação...
CORRUPÇÃO como sempre coloco (e desculpem-me ser repetitivo) é um problema de ESTADO, não apenas de Governo A ou B, e deve ser COMBATIDA de forma ampla, forte e constante. De forma IMPESSOAL, APARTIDÁRIA. Um combate, entretanto que deve ser feito dentro do Estado Democrático de Direito!!!
Me sinto bastante tranquilo e a vontade por que tudo que construí em minha foi com meu esforço e trabalho. Por isto, creio que todo dia combato a corrupção com minhas ações do cotidiano. Minha IDEOLOGIA é minha PRÁTICA COTIDIANA. Mas se isto me dá a LIBERDADE de falar sem ter medo, rabo preso ou coisa que o valha, me dá a OBRIGAÇÃO de não ser omisso neste momento do meu País.

“Meninos eu vi”!!! Eu vi um País sob a desculpa de se combater a CORRUPÇÃO, as TRADIÇÕES FAMILIARES, a PROPRIEDADE, mergulhar em uma noite negra da DITADURA, onde a maior parte da população não tinha direito a nada, onde a corrupção continuou a existir, onde a desigualdade social agravou!!!

Enfim, muita CALMA, muita ANÁLISE, muita RESPONSABILIDADE, muita CORAGEM, muito BOM SENSO a TODOS (AS), neste momento SOU CONTRA A CORRUPÇÃO E A FAVOR DA DEMOCRACIA (ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO)!!!
*Vice-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: