28 maio 2018

Espontaneísmo inconsequente


Quem representa quem?
Luciano Siqueira

— O bom é que nenhuma central sindical "se apropriou" do movimento dos caminhoneiros, comenta um cidadão de evidente inclinação conservadora.

Como se ajudasse à sociedade como um todo que algum segmento — de trabalhadores em particular — lute por seus interesses específicos ao largo de suas organizações corporativas.

Ou seja: ao movimento "espontâneo", tudo! 

Nada mais equivocado. Os sindicatos são uma conquista secular dos trabalhadores, aqui e alhures. Acumulam experiência, habilidade e capacidade negociadora. 

De outra arte, também os sindicatos patronais.

E é pela negociação entre atores reconhecidos, com ou sem a mediação do Estado, que acordos são celebrados e movimentos reivindicatórios são levados a bom termo.

No caso dos caminhoneiros, várias "entidades" sentam-se à mesa no Planalto e os próprios interlocutores governamentais põem em duvida seu grau de representatividade. 

Daí à desconfiança em relação ao governo, legítima e natural por parte dos caminhoneiros rebelados, soma-se o não reconhecimento das tais "entidades".

Movimentos "espontâneos" ocorrem com alguma frequência em sociedades em crise. Porém mais eficientes são quando articulados via sindicatos e organização populares realmente representativas.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/ kMGFD e acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina, no YouTube http://goo.gl/6sWRPX        

Nenhum comentário: