24 junho 2018

Crônica da Copa na Rússia


Razão e emoção
Luciano Siqueira

Acompanho a Copa pela TV sempre que posso. Sobretudo aos sábados e domingos.

E, como o futebol não sai da minha alma, entre as seleções estrangeiras termino escolhendo torcer por uma delas.

Aí vem o paradoxo: entre a razão e o afeto, termino optando irracionalmente pelo afeto.

É que fiz minha aposta no “bolo” organizado pela equipe do meu gabinete, escolhendo os times presumivelmente mais fortes.

Devia torcer por eles, por uma questão de coerência e para arriscar ganhar uns trocados.

Porém, vendo o jogo, torço pelo mais fraco. Ou me movo por uma espécie de simbolismo político. 

Apostei na Inglaterra, obviamente, mas torci pelo Panamá.

Entre Senegal e Japão, preferi o país africano, periférico, do chamado Terceiro Mundo. Meu sentimento antiimperialista prevaleceu.

Mais uma vez o futebol reflete a vida — onde razão e emoção nem sempre se coadunam, frequentemente se contrapõem.

Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF e acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2ssRlvd

Nenhum comentário: