20 agosto 2018

Tendências


Lula continua liderando e com maior fidelidade dos eleitores
Jornal GGN

Mesmo após 135 dias preso na sede da Polícia Federal de Curitiba, o ex-presidente Lula segue na liderança da disputa à Presidência da República. De acordo com a pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda (20), o líder petista tem 20,7% das intenções de voto espontânea e 37,3% quando os nomes dos candidatos são indicados.

Os eleitores de Lula também demonstram que em sua maioria são fieis ao ex-presidente: 82,3% disseram que não irão mudar o seu voto, e apenas 17,7% consideraram que a escolha poderá ser modificada. 

Transferência de votos de Lula - Mas, curiosamente, quando é apresentado o cenário de que Lula possa ser impedido de participar das eleições, a transferência de votos é feita a diversos candidatos, não somente a Fernando Haddad. Dos 37,3% que disseram votar em Lula, quase a metade, 17,3%, votará em Haddad.

Marina Silva, da Rede, é a segunda maior beneficiária do impedimento de Lula, e obtém uma transferência de 11,9% dos 37,3% de eleitores do ex-presidente. Ciro Gomes, do PDT, fica com 9,6%.

Fidelidade de eleitores - Já entre os eleitores de Bolsonaro, que somaram pela pesquisa 18,8% das intenções totais quando as opções de candidatos são apresentadas, quase um terço deles disse que seu voto poderá mudar.

Marina Silva, o tucano Geraldo Alckmin e Ciro Gomes são os que menos possuem fidelidade de eleitores: os que admitem que seu voto pode mudar são de 60% daqueles que afirmaram votar neles.

Pergunta espontânea - No primeiro cenário da pesquisa para a eleição presidencial 2018 da CNT, quando a pergunta não oferece as opções de candidatos, Lula obteve a liderança de 20,7% das intenções, Jair Bolsonaro (PSL) aparece em segundo com 15,1% e, com maior diferença e distância, Geraldo Alckmin (PSDB) é o terceiro com 1,7%.

Ciro detém neste primeiro cenário 1,5% das intenções, Alvaro Dias com 1,3% e Marina Silva 1,1%. Ainda nesta situação, quando o entrevistado é que tem que afirmar espontaneamente o nome de quem irá votar, os outros votos somam 1,4%. Os que votam branco e nulo são 18,1%.

Cenários mais claros em pergunta estimulada - Ainda, a pesquisa mostra que quando não são apresentados os nomes dos candidatos, o número de indecisos é alto: 39%. Já quando as opções são oferecidas e o entrevista tem que escolher entre elas, cai para 8,8% aqueles que permanecem sem saber em quem votar.

A vitória de Lula também é fortalecida quando os nomes são oferecidos: neste caso, o petista conquista 37,3% das intenções, aumentando a diferença de Jair Bolsonaro, que fica estagnado em 18,8%. Marina Silva é a terceira, com 5,6% das intenções e Alckmin aparece com 4,9%, não muito distante de Ciro Gomes, com 4,1% dos eleitores.

Alvaro Dias (Podemos) tem 2,7% das intenções, Guilhermo Boulos (PSOL) com 0,9%, João Amoêdo (Novo) soma 0,8%, o indicado a sucessor de Temer, Henrique Meirelles (MDB) com apenas 0,8%, Cabo Daciolo (Patriota) tem 0,4%, Vera Lúcia (PSTU) com 0,3%, João Goulart Filho (PPL) com 0,1 e José Maria Eymael (DC) tem 0,0%.

Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF e acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2ssRlvd

Nenhum comentário: