Indonésia está se juntando ao Brics como membro pleno, diz Itamaraty
Segundo o Itamaraty, a decisão foi tomada de forma unânime pelos países que integram o bloco
Brasil 247
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou nesta segunda-feira (6) a adesão formal da Indonésia como novo membro pleno do Brics, bloco que reúne as maiores economias emergentes do mundo.
De acordo com a CNN Brasil, o Itamaraty disse em nota que a decisão do bloco foi tomada de forma unânime e “em consonância com os princípios orientadores, critérios e procedimentos da expansão do quadro de membros acordados em Joanesburgo”. A Cúpula de Joanesburgo foi realizada em agosto de 2023. O Brasil ocupa a presidência do bloco em 2025.
Segundo o Itamaraty, a Indonésia, país asiático com uma economia crescente, havia manifestado interesse em ingressar no bloco apenas após a conclusão das eleições presidenciais de 2024. Prabowo Subianto, ex-general de 73 anos, assumiu a presidência em 20 de outubro do ano passado.
A adesão da Indonésia reflete o crescente interesse de países da Ásia e de outras regiões em fortalecer sua presença nas decisões globais, com destaque para o comércio, a cooperação econômica e o papel nas questões geopolíticas emergentes.
Leia também: Novas parcerias dos BRICS impulsionam
multilateralismo https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/01/brics-ampliado.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário