29 novembro 2006

Encontro pretende identificar quilombos urbanos

Foto: Lú Streithorst

No Boletim Diário, da Prefeitura do Recife: Dentro da programação do Mês da Consciência Negra, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Direitos Humanos, realizou nessa segunda-feira (27), no Forte das Cinco Pontas, a abertura do I Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas. Identificar os quilombos urbanos é um dos objetivos do encontro. "É importante que todos os participantes repassem o conteúdo discutido para resto de suas comunidades. Espero que esse seja apenas o primeiro encontro", disse a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Karla Menezes.

Segundo o diretor de Igualdade Racial, Lindivaldo Júnior, a meta é traçar um conceito coletivo de quilombo urbano para identificá-lo com clareza. “Faremos uma articulação no sentido de aproximar o quilombo rural e o urbano", falou. A diretora do Centro Maria da Conceição, instituição que participa do evento, Lúcia dos Prazeres, acredita na transmissão das informações para os jovens. "Lutamos por espaço no poder público. O primeiro passo é levar os bons exemplos para as escolas, pois o jovem precisa de referência", argumentou.

Após a solenidade de abertura, os presentes assistiram a uma apresentação do grupo Bongá, enquanto foi servido um coquetel. Nesta terça-feira (28), a programação continua ao longo do dia com debates que podem diagnosticar a situação das comunidades negras do Recife.

Nenhum comentário: