23 novembro 2006

"Coalizão" sai em um mês, afirma Tarso

Na Folha de S. Paulo de hoje: O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, afirmou ontem, após reunir-se com o PMDB e conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o "governo de coalizão" deve estar definido dentro de um mês."A partir daí, o presidente já vai elaborando na sua cabeça e discutindo a formação do seu ministério", disse.

O "governo de coalizão" envolve três pilares: apoio maciço dos partidos da base, com no mínimo 80% dos votos da sigla em votações importantes na Câmara e no Senado, divisão dos ministérios em função da força de cada partido no Congresso, e participação num "conselho político", que seguirá e direcionará ações do governo.

Até agora a coalizão reúne PT, PSB e PC do B. O PMDB deve se juntar em breve, assim que formalizar sua decisão de aderir ao governo. Também discutem entrar na "coalizão" PV, PP, PL e PDT.

Em troca do apoio, as siglas terão ministérios com "porteira fechada" -poderão nomear todos os integrantes. O texto apresentado ontem ao PMDB, com a "agenda mínima de coalizão", será o ponto de partida para entrar no governo.

Nenhum comentário: