25 novembro 2006

Inclusão digital: a um passo das escolas públicas

No Conversa Afiada: A inclusão digital começa a se tornar uma realidade mais próxima dos estudantes brasileiros. O presidente Lula recebeu nesta sexta-feira, 24 de novembro, em São Paulo, o primeiro laptop de cem dólares (clique aqui para ver a reportagem).

A entrega foi feita pelo pesquisador Nicholas Negroponte, presidente do projeto OLPC, que significa, em português, “um laptop por criança”.

Lula disse que a partir de agora vai ser possível incluir a rede de ensino pública na era digital: “Nós começamos a construir, juntos, o sonho de ver cada criança com o seu próprio laptop, onde ela poderá estudar, pesquisar, trabalhar”.

O pesquisador Nicholas Negroponte destacou que a entrada destes laptops nos países emergentes, como o Brasil, é uma verdadeira revolução educacional.

Negroponte fez questão de deixar claro que se trata de um projeto voltado para a educação, sem nenhum fim comercial. Para ele apenas um ponto é importante: o aprendizado. “Vamos acabar com a pobreza por meio do aprendizado. Queremos que nossas crianças aprendam a aprender”.

O Brasil deve receber até o final de novembro 65 laptops e, em janeiro de 2007, uma remessa com mil computadores. O desafio do projeto é entregar um laptop para cada um dos 55 milhões de alunos e professores da rede pública de ensino brasileiro.

O MEC (Ministério da Educação) vai escolher, em parceria com os municípios, as instituições que vão receber os primeiros laptops para o ano letivo de 2007.

O Brasil foi o primeiro país a receber o laptop educacional. Mais quatro países participam do projeto “Um Computador por Criança”: Argentina, Nigéria, Tailândia e Líbia.

Nenhum comentário: