29 novembro 2006

PCdoB defende núcleo de esquerda no governo Lula

No Vermelho: Depois de encontro no Palácio do Planalto com o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, disse que o Partido Comunista do Brasil, juntamente com o PT, defende a constituição de uma espécie de núcleo de esquerda dentro do governo de coalizão. Este núcleo seria formado pelos partidos de centro-esquerda que apoiaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde o início, e incluiria também o PSB. Até agora está praticamente fechada a integração desses três partidos mais PMDB, PV e PDT no governo de coalizão.

A reunião serviu para acertar detalhes do encontro que o presidente Lula terá com representantes do PCdoB na próxima segunda-feira para discutir justamente a participação dos comunistas no governo de coalizão.

O PT, em seu encontro da semana passada, já havia aprovado uma resolução neste sentido. A resolução do Diretório Nacional petista afirma que “O PT proporá ao Partido Socialista Brasileiro e ao Partido Comunista do Brasil um processo de discussões que permita estabelecer uma ação mais coordenada das forças de esquerda que apóiam o Governo.”

Para Renato Rabelo, essa opinião do PT é uma opinião “que converge com o nosso ponto de vista”. O presidente do PCdoB acredita que uma maior coesão e ação coordenada dos partidos de esquerda dentro do governo aglutinará forças para colocar em prática as idéias formuladas no programa de governo apresentado à sociedade no processo eleitoral que reelegeu o presidente Lula.

Para ler a matéria na íntegra clique aqui: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=10607

Nenhum comentário: