22 fevereiro 2007

Des-privatizar os jornais?


Paulo Henrique Amorim no Conversa Afiada: Se você analisar a sustentabilidade dos jornais como um negócio, o que se pode dizer é que há uma tempestade negativa à frente deles.
. O número de leitores está em queda.
. Os anúncios estão em queda.
. O modelo de negócios deles não funciona: há um risco de que não se sustentem.
. Porém, a democracia precisa de uma imprensa livre, objetiva. A imprensa livre é critica para o regime democrático.
. Se a livre iniciativa não funciona, como ter uma imprensa livre?
. É preciso pensar em novos e diferentes modelos de negócios.
. Por exemplo, nos metrôs de Nova York começaram a aparecer tablóides de graça. A publicidade não os sustentou. Os tablóides, então, se tornaram um serviço público.
. Vamos pensar na BBC; na NPR (a National Public Radio, dos Estados Unidos); em jornais alemães e no Guardian da Inglaterra, que são trusts; na C-Span americana.
. Há 1.700 jornais diários nos Estados Unidos e há uma mudança – para pior – no apetite por noticias, em jornais.

Nenhum comentário: