23 fevereiro 2007

Todo mundo que ter carro

Na Gazeta Mercantil de hoje: O consumidor brasileiro nunca comprou tanto carro. O mercado se mantêm aquecido mesmo em fevereiro, mês tradicionalmente enfraquecido pelo Carnaval e menor número de dias úteis. Nos primeiros 15 dias do mês, o comércio de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos cresceu 28% sobre igual período de 2006. Foram 91,7 mil unidades, ante 71,6 mil de 2006. Se o ritmo persistir, a indústria vai superar o resultado de janeiro, de 152 mil veículos comercializados.

"Está um negócio de louco", diz o presidente da Associação Brasileira dos Concessionários Fiat (Abracaf), Edmo Pinheiro. "Se a Fiat tivesse condições de faturar hoje todas as nossas vendas, a produção de março estaria praticamente garantida", afirma. Por conta da demanda, os estoques dos 420 pontos de revenda Fiat caíram de 20 para 10 dias. Modelos como Palio e Idea levam até 40 dias para a entrega. "Até dois meses atrás, tínhamos carros para pronta entrega; isto está cada vez mais difícil." O presidente da Associação Brasileira de Concessionárias Chevrolet (Abrac), Pedro Selene, diz que metade da produção de março já está vendida. Ele diz que a GM aumentará a produção de 32 mil para 40 mil unidades em março para tentar atender à demanda, principalmente em modelos em que já existe ágio, como o Prisma.

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