09 fevereiro 2007

Bom dia, Adalberto Monteiro


Concha e Molusco


Molusco frágil,
carente,
o que seria de mim
sem ti,
oh! casulo meu?!
Julgas que te protejo.
Quando adormeces,
fazes de mim um lençol.
Do meu tórax,
um travesseiro.
Julgas-te frágil canoa
atracada a um forte cais!
- De início, que diabo
seria feito dos portos
sem as embarcações?
Que sentido teriamos aeroportos
sem os aviões?

Vês aquela minúscula
mancha na imensidão azul?
Sinto –me assim:
uma andorinha em ti.
Lembras-te daquele pequenino
peixe saltitando
desesperado
na areia da praia?

Olha o céu...
Vês aquela estrela tão franzina
tão...
sem importância,
que só com caridade se vê?
Ao me perceberes
deste-me brilho,
atributos.
Deste-me consciência.
Contigo no censo da existência
passei a compor
a constelação da vida.
Confesso-me:
um ente espantado,
espantalho errante,
um vaga-sem-lume
na escuridão.

Só o amor imenso da família
poupou-me do manicômio.
Por gostar de rajadas de vento frio
e chorar solitário
nos morros
e feito mar,
inchar e murchar
segundo o luar,
julgo-me descendente
do lobo.
Que seria feito
deste confuso ente,
sem o ungüento do teu sexo?
Sem a caríciade tua pele?
Sem a proteção da loba
na qual te transformas
quando me atacam,
ou quando minha própria fragilidade
me conduz
ao ridículo,
ao escárnio?

Teria perecido,
sem dúvida.

Nenhum comentário: