23 agosto 2009

O Sistema Estrutural Integrado e a vida de nossa gente

Muito mais que um terminal de ônibus*
Dilson Peixoto - Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte
dilson@granderecife.pe.gov.br

Integração, agilidade e economia. É com base nestes três conceitos que o governo estadual vem desenvolvendo, através do Grande Recife Consórcio de Transporte, uma série de projetos voltados para a melhoria e ampliação do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. Hoje, um destes projetos será entregue à população. O Terminal Integrado Pelópidas Silveira - o primeiro de um grupo de 12 terminais de integração que serão construídos durante a gestão do governador Eduardo Campos - trará benefícios diretos e imediatos para mais de 85 mil pessoas dos municípios de Olinda, Paulista e Abreu e Lima. Benefícios estes que trarão ainda reflexos positivos também para todo o Sistema Estrutural Integrado (SEI), que atualmente transporta cerca de 800 mil passageiros por dia na RMR. E assim como Pelópidas, o inesquecível prefeito do Recife e cidadão do mundo, o Terminal Integrado que leva seunome se transformará em marco quando o assunto for mobilidade.

Até 2010, o SEI (implantado em 1992), finalmente será concluído, com a construção de 12 novos terminais de integração, completando uma malha planejada em 1987, com um total de 23 terminais. Dos 12 novos TI's, seis serão construídos com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC); e outros dois contam com recursos da Caixa Econômica Federal. Os demais, incluindo o TI Pelópidas Silveira - contam com recursos do tesouro estadual. A ampliação do SEI possibilita aos usuários, entre outras coisas, a redução dos gastos com transporte, com a passagem de apenas uma tarifa por sentido; e a diminuição do tempo gasto nos deslocamentos.

A economia que o TI proporcionará aos usuários tem papel fundamental e provoca reflexos inclusive em aspectos gerais de seu dia-a-dia, a exemplo do crescimento das possibilidades de emprego, em função da utilização do SEI - que para o empregador significa um diferencial importante. Neste caso específico, podemos listar alguns dos principais benefícios do ponto de vista econômico-financeiro: haverá redução tarifária - passando da B (R$ 2,80) para A (R$ 1,85) em todas as 19 linhas que irão operar no terminal, no sentido cidade/subúrbio. Isso significa, por exemplo, que um usuário que precisava se deslocar diariamente (durante a semana) de Maranguape I ou II para Igarassu, para trabalhar ou estudar, tinha um gasto mensal de R$ 246,49 (já que pagava quatro passagens do anel B todos os dias, sendo duas para ir e duas para retornar). Agora, este mesmo usuário passará a pagar apenas duas tarifas (do anel B) por dia, já que ao apanhar o ônibus em Maranguape, seguirá até o terminal Pelópidas, onde irá descer e pegar outro coletivo sem a necessidade de pagar uma nova passagem. O mesmo acontecerá no seu retorno. A economia mensal, em casos como este, será de R$ 123,20, o que equivale a 26,78% do salário mínimo em vigor no país.

Ainda com a integração, usuários de Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Araçoiaba - que ao retornar aos seus municípios utilizando os terminais de Afogados e Joana Bezerra, pagando duas passagens, passarão a pagar apenas uma, já que estes dois terminais passarão a atuar de forma integrada ao TI Pelópidas. Esta era uma demanda antiga dos usuários destes municípios, cuja causa foi abraçada pelo governador desde o início da gestão.

Com o terminal ampliam-se as possibilidades de deslocamento, proporcionando aos usuários circular por um número maior de áreas da RMR de forma mais rápida e eficiente. O terminal Pelópidas Silveira terá ligação direta com vários outros terminais da integração. Destacamos a seguir alguns das principais possibilidades criadas. A integração com o TI de Joana Bezerra possibilitará o deslocamento até Jaboatão/Moreno ou Camaragibe/São Lourenço, garantindo ao usuário a possibilidade de utilização de todas as linhas do SEI que mantêm integração com o Metrô. Já a ligação com o TI da Macaxeira garantirá o deslocamento até pontos importantes e que antes não eram alcançados com ligações diretas comoa Cidade Universitária, onde estão localizados importantes serviços de educação e saúde.

O atendimento direto às comunidades que até então sofriam com a falta de opções de ligações diretas, muitas vezes com a área central de seu próprio município ou cidades e bairros vizinhos também representa um avanço. Com o novo terminal, as comunidades de Maranguape I e II, Alameda Paulista, Engenho Maranguape, Pau Amarelo, Loteamento Conceição e Maria Farinha poderão, agora, se deslocar para o centro de Paulista - trajeto que até agora só poderia ser feito utilizando-se veículos particulares ou o transporte clandestino. Moradores de Paulista e Abreu e Lima poderão circular entre bairros das duas cidades, atendidos pelo terminal, pagando apenas uma tarifa por sentido. O mesmo acontecerá com os usuários que desejem ir até o centro do Recife, através da Avenida Conde da Boa Vista. Ganhará também a comunidade de Caetés II, que até o momento era atendida graças a uma extensão provisória no itinerário de outra linha, passaráa ter sua própria linha regular. Uma outra demanda histórica das comunidades da área Norte é a criação de uma ligação - feita por linha regular de ônibus - com as praias de Paulista. O processo está em andamento e deverá ser concluído com a criação de uma linha municipal, com tarifa compatível com o anel A, operando no entorno do terminal.

Outros aspectos positivos gerados pelo novo terminal também merecem ser destacados. Haverá um aumento da velocidade média dos coletivos no corredor da PE-15, com a criação de uma linha troncal Paulista/Centro, que terá caráter expresso ligando - o terminal a pontos como o shopping Tacaruna, o entorno do Parque 13 de Maio e as ruas do Sol e Riachuelo, duas artérias importantes da região central do Recife. Com a transferência das linhas que hoje utilizam o terminal de Abreu e Lima para o Terminal Pelópidas Silveira, a prefeitura daquela cidade já se prepara para iniciar a restauração da praça por muitos anos funcionou o terminal, de forma precária. Ganham os moradores, que passam a utilizar um terminal moderno e confortável e receberão de volta um espaço para lazer, cultura e atividades esportivas.

Para muitos a leitura de tantos nomes, alguns de comunidades das quais nunca sequer ouviram falar, estas informações podem soar complicadas e sem muita importância. Mas para os milhares de usuários que há anos aguardavam este momento cada palavra aqui escrita significa uma conquista sem precedentes. E para nós, que junto a todo o governo, trabalhamos para garantir a ampliação e a melhoria do STPP/RMR, este momento tem um significado muito especial. É a retomada de um sonho, é a comprovação de nosso compromisso.
* Publicado no Diário de Pernambuco.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bonito o discurso do Dilson! De fato o Terminal é bastante importante. Entretanto tem problemas bem sérios para resolver.
1) Pau Amarelo (praias) retiram uma linha que atendia um monte de comunidades e não deram sequer uma opção para o TI.

2) O Vai e volta dos passageiros de Abreu e Igarassu, para chegar no TI da Macaxeira.


E o pior de tudo é que você liga para reclamar ao GRCT e não consegue. Outros amigos meus conseguiram e deram um prazo de 15 dias para uma resposta.


O principio da eficiência dos serviços publico, deveria de fato ser colocado em prática.