15 agosto 2009

Projeto de Lei: Fisioterapia preventiva em academias de ginástica

. Este é o sentido do projeto de Lei que apresentei na Câmara Municipal, tornando obrigatória a contratação do fisioterapeuta por academias de ginástica.
. Academias, clubes, ginásios esportivos e Academias da Cidade apresentam significativa incidência de pacientes com lesões que procuram atendimento médico.
. A presença de fisioterapeutas poderá prevenir e resguardar a saúde dos usuários e alunos de academias, atuando de forma preventiva para orientar os usuários quanto aos efeitos causados pelo uso inadequado de equipamentos e exercícios físicos. Para evitar danos como incapacidade motora, incidência de dor, deformações transitórias ou permanentes, entre outras conseqüências.

8 comentários:

Anônimo disse...

Uma bela iniciativa.
Parabéns!
Guilherme,SSA-BA.

Anônimo disse...

Caso o senhor não esteja a par das atribuições do profissional de educação física, esta lei, só vem reforçar que os fisioterapeutas querem de toda forma entrar em áreas que não lhe dizem respeito, como nós profissionais de educação física temos nossa área de atuação bem delimitada sabemos onde e quando nos cabe, coisa que não acontece com os fisioterapeutas. Essa lei vai de encontro ao que esta escrito e reconhecido por lei nos cref´s do país. E pelo visto o senhor não sabe nada do Profissional de Educação Física para propor tal lei.
Profissional de Educação Física.
Recife, PE.

Anônimo disse...

o FISIOTERAPEUTA É O PROFISSIONAL MAIS HABILITADO PARA DAR AULAS DE MUSCULAÇÃO , TEM BASE MAIOR DE BIOMECANICA , ANATOMIA E CINESIOLOGIA , O QUE VEMOS HOJE É PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FISICA QUE NÃO SABEM NADA DISSO E PORTANTO COMO PODEM DAR AULAS DE MUSCULAÇÃO ?

jÚNIOR

Unknown disse...

Parabéns Senhor Luciano!
Educadores Físicos e Fisioterapeutas atuando em conjunto podem fazer um trabalho muito mais amplo, proporcionando aos alunos um atendimento mais completo.
A atuação de um não interfere na do outro, muito pelo contrário, se complementam.
Eu sinto por profissionais que pensam como o colega acima, que não pensam num auxilio mútuo e acham que temos que "brigar" por algum "espaço".
PARABÈNS novamente Doutor!
Abçs

Anônimo disse...

Não sei de onde o colega tirou a ideia de que o fisioterapeuta sabe mais de movimento que o educador físico, atuo nas duas áreas, tenho as duas graduações e não entendo o por que dos fisioterapeutas tentar entrar nesta área, pois não tem conhecimento técnico suficiente para tal atuação, mas concordo com o colega que se pode trabalhar juntos em uma abordagem mais dinâmica, sem que as academias sejam obrigadas a contratar um fisio. então a proposta de lei é inviável, por que teria muita confusão vamos deixar as coisas acontecerem naturalmente pois sabemos que o fisio reabilita e educador físico previne.

Anônimo disse...

Dizer que o fisioterapeuta sabe mais que o Educador é uma inverdade.

Mas o cara acima dizer que o FT reabilita e o EF previne, também o é.

A fisioterapia atua nas 3 areas da saúde: prevenção, promoção e reabilitação.

O fisioterapeuta trabalha na prevenção de doenças e lesões, o EFis não trabalha com nexo causal, não faz tratamento de saúde. Ele cuida da MANUTENÇÃO do corpo sadio.

Unknown disse...

Qual foi o resultado desse projeto? Foi aprovado ou não?

Unknown disse...

Qual o resultado desse projeto? Foi aprovado ou não?