12 outubro 2013

Alianças estratégicas

No Blog de Inaldo Sampaio:
PCdoB não romperá com o PT nem com o PSB, garante Luciano Siqueira
O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), garantiu nesta sexta-feira que, diferentemente do que afirmou este Blog, o seu partido não romperá nem com o PT nem com o PSB nas eleições de 2014.

Permanecerá aliado de ambos, mesmo que o PT e o PSB se enfrentem na eleição presidencial. Leia o texto abaixo:

Caro Inaldo, você escreveu que o “PCdoB decidirá em 2014 com quem vai romper”, referindo-se às relações de consistente aliança que o nosso Partido guarda com o PT da presidenta Dilma e com o PSB do governador Eduardo Campos.

Assinala que será a primeira vez em 25 anos que essa suposta ruptura irá acontecer.

Permita-me observar que, necessariamente, não haverá ruptura, do mesmo modo que não houve com o PSB quando, em pleito anterior, os socialistas apresentaram, para presidente, o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, e os comunistas permaneceram em apoio a Lula.

Ou seja, estivemos em palanques diferentes, mas mantivemos a aliança que consideramos de natureza estratégica.

O termo é esse: estratégica. Isto porque, diferentemente do que se pensa comumente, partidos políticos que mantêm convergências entre si em torno de questões substantivas, em horizonte não apenas imediato, mas de médio e de longo prazo, podem e devem conservar relações mutuamente saudáveis, mesmo quando, num episódio eleitoral, frequentam palanques distintos.

O mundo não acaba ao final de um pleito, como não acabará após as eleições gerais de 2014.
Presume-se que o conflito – que espero se mantenha no terreno democrático da polêmica – entre
o PT e o PSB tende a se acentuar, na medida mesmo em que vá se confirmando a candidatura de Eduardo Campos em contraposição à de Dilma.

É possível conviver com a situação com serenidade, fazendo as opções devidas, sem que o embate eleitoral feche as portas para um entendimento posterior. O PCdoB, em seus 91 anos de presença contínua na cena política, pode e deve dar a sua contribuição para que assim aconteça.

Seu leitor sempre, Luciano Siqueira.

Nenhum comentário: