23 janeiro 2014

Voz da periferia

No Vermelho:
PCdoB divulga nota sobre os rolezinhos 

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) divulgou manifestação de solidariedade aos jovens que, pacificamente, estão organizando e participando dos chamados “rolezinhos”. “A reação desproporcional, repressiva e violenta com que foram tratados esses jovens provocou a solidariedade de todos aqueles que são favoráveis ao livre direito de circulação em todos os espaços da cidade”.l


A Secretaria Nacional de Juventude repudia os atos de discriminação e de repressão aos “rolezinhos” e reitera ‘seu compromisso com a construção de um País que garanta aos jovens muito mais do que acesso ao shopping. É uma grande e coletiva responsabilidade mudar a lógica excludente de urbanização, dar vida a novos e antigos espaços públicos e garantir plenamente os 11 direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude que incluem, por exemplo, os direitos à cultura, ao desporto e ao lazer, à comunicação e à liberdade de expressão e ao território e à mobilidade”.

Na avaliação da SNJ, “as mobilizações em shoppings virtualmente convocadas com o claro intuito de ‘curtir’ fazem parte de uma série de novas manifestações da juventude, dentro do contexto de ampliação do uso de celulares, computadores, internet e redes sociais e do processo de ampliação de direitos e de renda vivenciado pelo Brasil nos últimos anos”.

Para a SNJ, “neste contexto, uma ampla parcela da população brasileira passou a desfrutar pela primeira vez ou com maior frequência de espaços, serviços, produtos e hábitos historicamente consumidos pela elite do País. Fato que tem provocado muito incômodo e diversas atitudes preconceituosas e racistas por aqueles que não compreendem ou não querem um novo Brasil”.

E conclui dizendo que “essas são posturas que já não são toleradas por nossa juventude e que não condizem com o atual estágio de desenvolvimento e de democracia do Brasil, onde a construção de um País igualitário apenas começou”.

Nenhum comentário: