04 junho 2015

O lugar próprio do PCdoB

Diferenciação com sustança

Luciano Siqueira, no portal Vermelho

Nas frentes políticas, o PCdoB invariavelmente combina o empenho pela amplitude e pela unidade com a preservação da sua identidade e autonomia. Une-se a um conjunto de forças em geral heterogêneas, em função de objetivos táticos comuns, sem abrir mão entretanto dos seus compromissos programáticos.

Essa diretriz consta da resolução da 6ª Conferência Nacional, realizada em plena clandestinidade, em 1966; e segue praticada - e aprimorada - até os dias que correm, convertendo-se em postulado indissociável do pensamento político e teórico do Partido.

De fato, o PCdoB age com largueza e flexibilidade, mas não se dilui. Feito óleo em água: junto, mas indene e reconhecível.

Não é simples. Não raro suscita inquietações no coletivo militante.

Agora mesmo, quando a defesa do mandato constitucional da presidenta Dilma e da ordem democrática vigente se impõe como questão nodal, e o próprio partido hegemônico no governo vacila e mostra-se dividido, o PCdoB mantém-se firme e decidido.

Diferencia-se, portanto, de modo afirmativo, praticando coerentemente sua orientação tática.

Dito de outro modo: o PCdoB se diferencia sendo ele mesmo - sem vacilações nem subterfúgios.

“Mas corre o risco de se confundir com o PT desgastado e resvalar para a vala comum” - advertem, preocupados, alguns militantes e amigos mais chegados.

Risco de não sermos plenamente compreendidos há sempre, em qualquer situação. Daí a necessidade do debate esclarecedor e de ir a fundo na compreensão da atitude adotada.

Praticar a diferenciação "com sustança", para usar a expressão comum aqui na província.

Pois a orientação do PCdoB em torno de determinada questão candente é a expressão de algo mais profundo – a “sustança”: seu rumo estratégico e seu pensamento programático.

A plataforma que ora propõe para unir forças - onde pontificam a defesa da democracia, da indústria e da engenharia nacional e dos direitos fundamentais dos trabalhadores - é como a camada mais externa de uma cebola.
Nas camadas mais internas, desfolhadas uma a uma, estão a correta avaliação da correlação de forças no mundo e no Brasil, a tática geral, o programa estratégico, a concepção da luta de classes no curso real dos acontecimentos e a busca de acúmulo de forças visando a futura superação do capitalismo pelo socialismo.

Daí o desafio militante do momento: agir com denodo, habilidade e firmeza no cumprimento da orientação tática e, ao mesmo tempo, debater a fundo a teoria e política do Partido, tendo o Programa Socialista e seus fundamentos como referência.

Para manter a perspectiva e o rumo. E ocupar sua trincheira de luta.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: