22 setembro 2018

Para além das grades


Resistência e vida
Leta Vieira de Sousa, no Facebook

Hoje fazem 42 anos que um casal teve a coragem de romper as barreiras da prisão, gerando vida.

Uma mulher, sem nenhuma assistência, sem direitos básicos, sem pré natal, teve a coragem de ter uma filha nas condições precárias de um presídio.

O único exame que fez foi porque uma companheira guerreira teve a audácia de coletar seu sangue e sair com ele escondido para ter, ao menos, uma noção de como estava a gestação.

É o dia em que essa mulher foi levada algemada, com grande reforço policial (afinal, uma mulher parindo impõe um risco de realizar uma mega ação de fuga), para um hospital. Precisou ser em hospital particular porque o hospital militar não receberia a subversiva perigosa.

É também o dia em que muitos companheiros desse casal, mesmo sob risco de prisão, foram ao hospital para garantir que mãe e filha sairiam vivas de lá.

Ela teve uma filha, que pôde ver sob interrogatório, com armas ameaçadoras, porque algum grupo havia realizado alguma ação e ela, presa há seis anos, certamente teria muita informação a dar.

Alguns podem dizer que essa mulher foi irresponsável. Não, ela foi e é desprendida de si mesma. 

Mesmo com a certeza de que quando (e se) saísse da prisão, sua filha já seria adulta. Mesmo tendo conhecido o que há de pior na humanidade. Ela deu vida por acreditar no futuro em liberdade da sua filha, para além de si, para além das grades. Essa é a força dessa mulher e de tantas outras.

Quando falamos de ditadura e tortura, falamos de momentos assim, da supressão do direito básico do nascimento, da vida e de assistência.

Um grande parabéns à minha mãe guerreira. Ao meu pai que só me viu tempos depois. Aos pais e mães que nos protegeram, cuidaram e amaram. Amo essa nossa enorme família!

[Ilustração: Do blog Viver a arte]

Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2ssRlvd
Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Nenhum comentário: