EDUCAÇÃO: RESPEITEM MEUS CABELOS BRANCOS!
Wallace Melo*
O
atual panorama de pandemia remeteu aos professores(as), em todas as regiões,
numerosos e singulares desafios, implicando em mudanças radicais nas suas
rotinas e práticas pedagógicas. A arquitetura das salas de aulas foram
transformadas, as telas e a internet, tornaram-se as principais ferramentas
capazes de proporcionar a interação escolar, porém, assim como muitos
estudantes, principalmente os(as) pertencentes ao ensino público, que tiveram
dificuldades profundas no acesso ao ciberespaço, vários educadores(as) também
não conseguiram se adaptar às “novidades impostas” pelo processo de isolamento
social de maneira tão rápida e/ou automática.
Na
educação e em muitas outras áreas, a pandemia descortinou as profundas
contradições enraizadas no contexto socioeconômico brasileiro. Aumentou as
desigualdades, sobretudo as regionais, ampliou o abismo já preocupante entre o
ensino público e privado, e maximizou a jornada diária de trabalho dos
professores e professoras, nas mais variadas formas (fazer planejamentos, gravação/edição
de vídeos, elaboração de materiais e atividades virtuais, correção de
exercícios, avaliação virtual, reuniões fora do horário de trabalho, manejo das
plataformas educacionais, planilhas, acompanhamento pedagógico etc.).
E
frente um ambiente desregulamentado e com uma excessiva rotina de trabalho,
nossos(as) professores(as) foram obrigados a reinventar o seu fazer educacional
Porém,
numa perspectiva romantizada, esse renascer profissional facilmente pode ser
percebido à luz de predicados relacionados à resiliência, dedicação,
ressignificação etc. Mas permitam-me não adentrar a esses expedientes, mesmo
que sejam relevantes.
Quero
assim, dedicar nas linhas seguintes, atenção aos novos contexto educacionais,
mas, dispensando olhares quixotescos e prendendo atenção aqueles(as) que,
frente às diversas mudanças ocorridas, conseguiram superar seus limites
tecnológicos e, sobretudo geracionais.
E
com a máxima vênia, dedico este singelo artigo, aos colegas professores(as),
mas com a especial atenção e com todo respeito devido, a “velha guarda”
educacional.
Ora,
se o ensino remoto está sendo oneroso aos professores e professoras em geral,
quando focamos atenção aos colegas que atuam, nas redes públicas ou nas escolas
particulares, por duradouras décadas, a análise acerca do trabalho merece uma
atenção mais qualificada.
E
frente ao ambiente de comemorações, devido ao dia do(a) professor(a), 15 de
outubro, quero, com essas palavras, homenagear aos mestres(as) que, após tantos
anos dedicados ao magistério, educando e construindo saberes com várias
gerações, se viram, literalmente perdidos e, em dados casos, com a autoestima
afetada, após a imposição das rotinas remotas e virtuais.
Um
momento novo que implicou em lágrimas, esforços, danos à saúde mental, sensação
de impotência e, até mesmo incompetência frente à nova realidade apresentada,
que, na maioria dos casos, não respeitou as particularidades e as limitações
naturais de tantos(as) professores e professoras, sobretudo aqueles(as) que
tanto contribuíram nas diversas realidades escolares. E os relatos sobre de tal
situação, são lamentáveis.
Nossos amados(as) mestres(as), com quem tanto
aprendemos, nesse contexto de pandemia, tiveram que amargar demissões,
humilhações, afastamento temporário do afazeres, sob a pasmem justificativa de
serem “obsoletos” ou por terem sidos “engolidos” pela hodierna escola
tecnológica.
Mas
enganam-se aqueles(as) que comungam com essas ideias. Pois se é bem verdade que
uma nova escola, híbrida e tecnológica chegou, e permanecerá em nossos dias,
também é verídico que, nem os(as) mais jovens professores(as), nativos ou
ambientados ao mundo digital, conseguirão atingir, a curto prazo, a maestria e
excelência desses(as) nossos(as) mestres(as), que construíram uma expertise
pedagógica ao longo dos tantos anos de magistério, unindo, sobretudo, a
experiência dos fazeres didáticos ao conhecimento científico acumulado.
A
sabedoria não se fabrica automaticamente, ela se constitui com o tempo e na
maturação certa. É por isso, que a vocês mestres(as), ao contrário dessa
ultrajante realidade apresentada, oferto aqui, nessas linhas, meu carinho,
admiração, reverência e respeito, aos “seus cabelos brancos”! Sintam-se por mim,
reconhecidos(as), valorizados e abraçados(as)!
*Professor,
diretor do Sinpro
Desemprego
no centro da batalha eleitoral https://bit.ly/2X75FJ6
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