A construção coletiva das idéias é uma das mais fascinantes experiências humanas. Pressupõe um diálogo sincero, permanente, em cima dos fatos. Neste espaço, diariamente, compartilhamos com você nossa compreensão sobre as coisas da luta e da vida. Participe. Opine. [Artigos assinados expressam a opinião dos seus autores].
20 agosto 2006
Mais de 11 milhões filiados a partidos
De acordo com pesquisa feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciada no último dia 15, a partir do cruzamento de dados dos 29 partidos políticos registrados no país, um a cada dez eleitores brasileiros é filiado a uma agremiação partidária. São exatamente 11,560 milhões de eleitores filiados a partidos no Brasil e no exterior.
O PMDB figura como o maior partido, com 2,02 milhões, 17,5% do total. O PP tem 1,26 milhão de filiados, e é seguidos pelo PSDB com 1,09 milhão e pelo PT, o quarto da lista, com 1,04 milhão. O PFL tem registrados 1,02 milhão de eleitores. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) tem 186.887 filiados. Os dados são de junho deste ano.
São números expressivos? Num determinado sentido sim, se considerarmos a tênue tradição organizativa do povo brasileiro, comparado a países europeus e mesmo aos vizinhos Argentina e Uruguai, por exemplo.
Agora, importa mesmo é que o filiado tome parte na vida política partidária e social permanentemente, e não apenas no período eleitoral. E que tenhamos gradualmente partidos programáticos e duradouros, e não conjunturais e efêmeros. Para que o processo democrático se aperfeiçoe e ganhe consistência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário