17 agosto 2006

Lula em todos, Alckmin em nenhum

Ainda pela Internet, a gente fica sabendo que Lula aparece em todos os programas na TV e Alckmin em nenhum. “O presidente Lula, candidato à reeleição pelo PT, foi quem teve a imagem mais usada no primeiro dia do programa eleitoral gratuito dos candidatos a governador de Pernambuco. Ele apareceu no guia dos três principais candidatos majoritários. Por outro lado, o presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, mais uma vez, não foi citado nem mesmo pelos seus aliados no Estado, o governador-candidato Mendonça Filho (PFL) e o candidato a senador Jarbas Vasconcelos (PMDB)” - informa Fabíola Mendonça do Jornal do Commercio.

“A estrela do PT, na imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, brilhou no programa eleitoral dos majoritários dos três maiores candidatos ao Governo do Estado: Eduardo Campos (PSB), Mendonça Filho (PFL) e Humberto Costa (PT), veiculado, ontem à noite, na televisão. Apesar de ser oposição ao Governo Lula, o governador-candidato Mendonça Filho usou a imagem do presidente, discursando durante o lançamento da pedra fundamental da Refinaria em Pernambuco, no qual Lula diz que o ex-governador e candidato ao Senado Jarbas Vasconcelos (PMDB) foi parceiro decisivo para que a Refinaria viesse para Pernambuco”, observa Marileide Alves, da Folha de Pernambuco.

Já Andréa Pinheiro, no Diário de Pernambuco, confirma o “fenômeno”: “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o grande astro dos programas dos três principais candidatos ao governo do estado na noite de ontem. Humberto Costa (PT), Eduardo Campos (PSB) e até Mendonça Filho (PFL) usaram imagens do petista e destacaram parcerias firmadas com ele para o estado. Geraldo Alckmin (PSDB), presidenciável apoiado oficialmente pela União por Pernambuco, foi esquecido. Com a ampla vantagem do presidente nas intenções de voto dos eleitores pernambucanos, o interesse é mesmo "tirar uma lasquinha" dessa popularidade.”

Táticas eleitorais à parte, bem que Mendonça Filho e Jarbas Vasconcelos poderiam assumir mais claramente de que lado estão, fazendo a campanha de Alckmin na TV.

Nenhum comentário: