18 agosto 2006

Privatizações X pobreza






Interessante matéria, assinada por Maurício Hashizume, na Agência Carta Maior (www.cartamaior.com.br), dá conta de um estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) acerca da onda de privatizações que se iniciou nos anos 90 e seus refrlexos sociais nos países considerados em desenvolvimento.

O estudo, intitulado “A privatização e a comercialização dos serviços públicos podem ajudar a cumprir os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODMs)? Uma avaliação” conclui que em nada as privatizações ajudaram no combate à pobreza.

No texto da matéria, são coletadas afirmações tais como: “A despeito de anos de esforço, a privatização falhou no preenchimento de lacunas na prestação de serviços básicos nos países em desenvolvimento”. E segue: “Enquanto algumas dessas reformas aumentaram a performance financeira, a adoção de modelos baseados no mercado colocou – em diferentes níveis – a ênfase de uma política que busca atender exigências de agentes do setor privado e desviou a atenção da ampliação de acesso e do atendimento das necessidades dos pobres”. Entre 1995 e 2004, mais de 70% do investimento em infra-estrutura do setor privado em todos os países em desenvolvimento foram para as telecomunicações e menos de 3% foram para serviços de água e coleta de esgoto.

Vale conferir.

Nenhum comentário: