10 novembro 2006

Brasil cai uma posição no Índice de Desenvolvimento Humano

Na Folha Online: O Brasil caiu uma posição no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 2003 para 2004, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Neste período, a posição do Brasil no ranking recuou de 68ª para 69ª.

O ranking considera 177 países e territórios avaliados pelo Pnud. O índice reúne os indicadores de educação, esperança de vida ao nascer e PIB per capita dos países.

Os cinco melhores colocados nesse ranking são: Noruega (1º), Islândia (2º), Austrália (3º), Irlanda (4º) e Suécia (5º).Abaixo do Brasil estão a Colômbia (70º), Santa Lúcia (71º), Venezuela (72º), Albânia (73º) e Tailândia (74º), por exemplo.

Apesar da queda no ranking, o IDH brasileiro cresceu de 2003 para 2004: passando de 0,788 para 0,792. Esse resultado mantém o país entre as 83 nações de médio desenvolvimento humano (IDH entre 0,500 e 0,799). O país fica fora, entretanto, do grupo de 63 nações de alto desenvolvimento humano. A Noruega está no topo dos países de alto desenvolvimento humano: IDH de 0,965.

Nenhum comentário: