10 novembro 2006

A fina ironia de Emir Sader

No Blog do Emir: um "guia" para "quem quiser deixar de ser de esquerda – ou já deixou de ser – e precisa de argumentos". Lembra uma brincadeira de Ariano Suassuna, que costuma dizer que o sinal do sujeito que se bandeou para a direitade esquerda é começare a dizer que "não existe mais direita e esquerda, o mundo mudou". Confira um trecho:

Um bom começo pode ser dizer que “o socialismo fracassou”, que “está decepcionado com a esquerda”, “que são todos iguais”. Já estará em condições de dizer que “não existe mais esquerda e direita”, que alguns que se dizem de esquerda na verdade são uma “nova direita”, são piores que a direita e que é melhor então ficar eqüidistante. Do ceticismo se passa fácil ao cinismo de “votar na direita assumida” para derrotar a “direita disfarçada”.

Para ler o artigo na íntegra clique aqui: http://cartamaior.uol.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=67

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Luciano, salvo melhor juízo, houve um leve equìvoco de redação que pode confundir leitor mais desatento, vejamos:
"o sinal do sujeito que se bandeou para a direitade ESQUERDA é começare a dizer que "não existe mais direita e esquerda, o mundo mudou"

Acho que a palavra esquerda somente deveria aparecer aí uma vez. A que foi aqui digitada em caixa alta deve ser removida, para melhor compreensão do texto.

Abraços, de um esquerdista.