08 novembro 2006

A partir desta quarta-feira, passamos a colaborar com o Blog do JC

No Bloc do JC, do jornalista César Rocha:

O Blog passa a contar a partir de hoje com colaborações semanais do médico e vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB).

Acabei de postar na seção Artigos, na coluna ao lado, a primeira contribuição de Siqueira, que ficou em segundo lugar na disputa por uma cadeira no Senado, na eleição de outubro.

Abaixo, alguns trechos do texto. A Siqueira, nossas boas-vindas. A vocês, boa leitura.
-------------------------------
Rumos da economia em debate

Por Luciano SiqueiraVice-prefeito do Recife

Presidente reeleito, novo governo. Natural que se discuta os rumos da economia, vale dizer, os rumos do país, na expectativa de que o segundo mandato do presidente não seja apenas continuidade, inove. Inovar em matéria da gestão econômica é enfrentar o gargalo do crescimento econômico, não há como escapar. Daí o debate que toma corpo, que alguns rotulam, simplificando, de conflito entre desenvolvimentistas versus monetaristas.

Claro que há concepções díspares na base das posições ensaiadas agora, que já se digladiam no interior do governo Lula desde o início do primeiro mandato, e que de certa forma se enquadram nessa rotulação. Mas as coisas não são simples, há que se enfrentar um conjunto de variáveis de natureza interna e internacional. Quer um exemplo? O controle da conta de capitais, para colocar um ponto final na farra do chamado capital volátil que entra e sai no país ao sabor das taxas de juros praticadas aqui e alhures. Inúmeros países estabelecem regras para evitar que esse expediente, fator de vulnerabilidade externa da economia, ocorra livremente. O Chile é um deles. Os tigres asiáticos, idem. E assim por diante. Mais cedo ou mais tarde haveremos de fazer nosso próprio controle. É uma necessidade objetiva, na seqüência das medidas exitosas adotadas pelo governo no sentido da relativa estabilidade econômica e monetária.

Leia aqui o artigo completo.

Nenhum comentário: