Que a Internet contribui para a democratização da informação, não resta dúvida. Mas que serve também para a veiculação de muito lixo e para a disseminação de práticas que rebaixam a condição humana, idem.
No orkut, uma invenção que em si mesma tem seus méritos, são poucos (segundo alguns estudos, não mais do que 20%) os usuários que utilizam a oportunidade de relacionamento através da grande rede para a troca de informações e, quiçá, de experiências mutuamente enriquecedoras. A esmagadora maioria se deixa levar pelo mais primário exibicionismo, não raro tornando públicas intimidades normalmemnte circunscritas à esfera estritamente pessoal.
Também a Internet se presta à difusão de charlatanismos de inúmeras espécies. Como é o caso de dietas falsamente “milgarosas” oferecidas aos que desejam perder peso. Conforme noticiou a Folha de S. Paulo de domingo último, a chamada Dieta da Sopa do Incor (Instituto do Coração, do Hospital das Clínicas) é uma delas. Promete em sete dias reduzir o peso do paciente em 7,5 kg, no entanto especialistas opinam que a médio prazo pode elevar a produção de colesterol – implicando em sérios agravos à saúde.
No caso, o Incor atesta que a dita dieta é falsa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário