24 dezembro 2006

Aldo no ''caminho correto''

No Vermelho: O jornalista Fernando Rodrigues escreve em sua coluna de hoje (23) do jornal Folha de S. Paulo que o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) está agindo de forma correta ao buscar dar transparência para os gastos dos membros do legislativo.
Veja abaixo a íntegra do texto:

O caminho correto

Pode ser só promessa de candidato, mas o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, vai na direção correta ao considerar como solução para melhorar a crise de credibilidade do Congresso a radicalização da transparência dos atos de deputados e de senadores.

Aldo declarou ser favorável a colocar na internet cópia de todos os recibos de despesas apresentados pelos deputados mensalmente. Cada um deles pode gastar até R$ 15 mil por mês. É a verba indenizatória usada para pagar gasolina, telefone e outros itens. Muitos deputados apresentam notas fiscais frias para justificar os dispêndios.

É razoável o Estado bancar parte das despesas dos legisladores em suas bases eleitorais. Esse é o preço da democracia. O que é inadmissível é o mau uso do dinheiro recebido pelos políticos. Muitos apenas embolsam os R$ 15 mil como se fossem um benefício pessoal. Hoje, a Câmara já divulga mensalmente um resumo das despesas dos deputados. É muita coisa se comparado ao nada que faz o Senado -a Casa legislativa mais hermética do país.

Se conseguir cumprir sua promessa de colocar também na internet os fac-símiles das notas fiscais, Aldo Rebelo estará prestando um grande serviço ao avanço da recuperação da credibilidade da instituição mais importante da República, o Congresso Nacional. Servirá também de paradigma para o Senado e os outros Poderes.

Sobretudo para o Judiciário, uma verdadeira caixa-preta no que se refere a divulgar como executa o seu orçamento. Essa é discussão a ser feita em 2007. Não apenas quanto ganharão os integrantes do alto escalão da República, mas como administram o dinheiro público que recebem.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: