23 dezembro 2006

Bom dia, Jaci Bezerra


Soletrando no escuro a tua voz

O amor, por vezes, causa dano
enquanto a noite acesa passa
deixando atrás o desengano
brisa que dorme e que se esgarça
ainda assim, dentro do inverno,
sempre abrasado amor eterno.

Na noite longa, quando passas,
é luminoso todo o inverno
e o coração que não se esgarça
mais do que luminoso, é terno.

Ramo de luz, meu desengano
foi te causar um dia dano.

É meu o luminoso inverno
e o passageiro desengano.

O teu rosto, dourado e terno,
acima paira desse dano,
pois tua mão serena esgarça
minha ternura quando passas.

Ao escutar meu desengano
deixas à margem, quando passas,
o lodo e o limo desse dano
que o vendaval do tempo esgarça
e traz, lavado pelo inverno,
um rastro de ternura eterno.

A tua voz doída esgarça
palavras no abrasado inverno,
doendo, inteira, quando passas
escondendo os teus olhos ternos.

Dói, meu amor, o desengano
que mágoa te causou, e dano.

Sinto que é longo e que é eterno
meu sofrimento quando passas
na correnteza desse inverno
que o vendaval do tempo esgarça,
por isso dói meu desengano
quando te causo mágoa e dano.

3 comentários:

Anônimo disse...

Você não é apenas um amante da poesia, meu senador. Você seleciona poemas com rara sensibilidade.
Ana Paula

Anônimo disse...

Caro Luciano,

Lindo este poema de Jaci Bezerra. Louvável esta sua idéia de distribuir poesia. A poesia é algo tão natural e direcionado à necessidade humana, que mesmo na internet prescinde de corporificar-se como virtual e chega real, como flores do campo, pétalas, acúleos, trigo e água ao coração dos homens.
Obrigado meu irmão pelas flores que sempre distribuíste em teu caminho. Esta inteireza e esta harmonia de humano que você possui e que identifico aprimorada pelas refregas da vida, pela sensibilidade e pela alegria, é quem nos dá a resposta para a existência de um político que serve de modelo à cena brasileira. Adiante amigo!
Quem foi tocado pela inquietude de construir um mundo melhor e mais justo, não pode parar.

Waldir Pedrosa Amorim

www.blogdowaldirpedrosa.blogspot.com

waldirpedrosa@gmail.com

fatima vasconcelos disse...

O poeta Jaci Bezerra pode, até, ser "poeta"... ter "alma" de poeta; escrever belos poemas, falar de amor mas, sentir? Falta-lhe a sensibilidade de HUMANO. Humano, demasiado (des)humano.