25 dezembro 2006

FHC não extrai lições da história

Na longa entrevista concedida ao jornal Folha de S.Paulo deste domingo (24/12), véspera de Natal, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso volta a arrazoar sobre a atual situação política. FHC procura, em suas respostas, conceituar mais uma vez o fenômeno Luiz Inácio Lula da Silva, o novo mandato conquistado nas urnas, o papel do PT e a cizânia que grassa no seu próprio partido - o PSDB.

Os entrevistadores da Folha fazem, então, uma provocação, perguntando se ele considera a possibilidade de alguns petistas apresentarem a proposta de um novo mandato para outra reeleição. Ao que FHC considerou inviável no momento, aproveitando para dizer que esse tipo de tendência na América Latina não tem futuro.

Sobre a análise do primeiro mandato de Lula - que se encerra na semana que vem -, Fernando Henrique cria um novo conceito sócio-político-econômico: o da ''concertação por antagonismo''. É através dele que o ex-presidente procura negar que houve alterações importantes no sistema de distribuição de renda no Brasil.


Assim analisa Pedro de Oliveira, em artigo no Vermelho, quevocê pode ler, na íntegra, clicando aqui: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=11594

Nenhum comentário: