16 março 2007

Emprego na indústria avança 0,3% no mês em janeiro

No Valor Econômico:
Em 12 meses, o indicador teve alta de 0,1%. Sobressaíram-se São Paulo (1,7%) e Nordeste (2,6%).
O nível de emprego na indústria nacional aumentou 0,3% em janeiro deste ano frente a dezembro de 2006, em termos dessazonalizados. Com isso, interrompeu três meses sucessivos de resultados negativos, conforme a Pesquisa Industrial Mensal de Empregos e Salários divulgada há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No confronto com janeiro do ano passado, porém, viu-se elevação de 0,9%, mantendo, assim, uma série de sete taxas positivas. Em 12 meses, o indicador teve alta de 0,1%, "praticamente estável em relação a dezembro do ano passado (0,0%)", como destacou o IBGE.

Na comparação janeiro deste exercício com o mês inicial de 2006, nove dos 14 locais e dez dos 18 segmentos contribuíram para a ampliação do pessoal ocupado na indústria. Por região, sobressaíram-se São Paulo (1,7%), Nordeste (2,6%) e Norte e Centro-Oeste (4,3%).
No sentido inverso, houve redução no contingente de trabalhadores no Rio Grande do Sul (-5,0%), Minas Gerais (-0,5%) e Paraná (-0,4%). "Na indústria gaúcha, entre os dez ramos em queda, o setor de calçados e artigos de couro (-18,1%) foi o principal destaque negativo", salientou o IBGE.

Levando em conta os setores, as influências positivas mais destacadas no primeiro mês de 2007 ante igual período do calendário anterior vieram de alimentos e bebidas (6,9%), produtos de metal (3,4%) e refino de petróleo e produção de álcool (14,1%). Em compensação, calçados e artigos de couro, vestuário e borracha e plástico exerceram impacto negativo, com baixa de 9,4%, 5,9% e 2,3%, na ordem.

Nenhum comentário: