31 março 2007

Revelando a verdade

No Acerto de Contas:
Palácio vai acelerar desconstrução da era Jarbas/Mendonça
Estou agora no Palácio do Campo das Princesas, vendo o governador Eduardo Campos discursar no ato de sancionamento da lei que cria novos cargos de peritos e delegados nos quadros da polícia. Estava quieto no meu canto quando um passarinho do tipo que só canta por aqui veio cochichar no meu ouvido que a desconstrução do governo Jarbas/ Mendonça Filho vai ser acelerada daqui para frente.

O passarinho palaciano se referia ao post que coloquei outro dia (leia aqui) falando que o governador estava tendo dificuldade em segurar parte de sua tropa que queria partir com tudo para cima da gestão passada. O estopim da crise foram as críticas (consideradas descabidas pelo Palácio) feitas pelos deputados oposicionistas Terezinha Nunes (PSDB) e Augusto Coutinho (PFL) na tribuna da Assembléia Legislativa.

O núcleo de confiança do governador chegou ao consenso de que as informações negativas da gestão passada terão que ir a público de forma coordenada de agora por diante - não mais por iniciativa de cada secretário como vinha acontecendo.

Na verdade, essa desconstrução obedecerá uma estratégia. “Foi extamente isso que Lavareda fez com o Doutor Arraes”, disse-me um alto membro do governo, numa referência ao marketeiro do ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que praticamente destruiu a imagem de Miguel Arraes entre a classe média da capital.

A diferença entre a tática jarbista e o que será feito agora é que nem tudo sairá por dentro do palácio. Irregularidas que possam ter sido cometidas na era Jarbas/Mendoncinha escoará também pelo Ministério Público e/ou entidades sociais simpáticas ao Governo Eduardo Campos.

Nenhum comentário: