31 março 2007

Apagão aéreo atiça privatistas

No Vermelho:
"Carta Capital": crise aérea atiça defensores da privatização
. A revista Carta Capital que chega às bancas neste final de semana traz uma reportagem que mostra que, por trás da tentativa da oposição de instalar a CPI do “apagão aéreo”, está a intenção de privatizar a Infraero.
O autor da reportagem – que tem o título “Caninos Afiados” – Leandro Fortes, disse em entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim nesta sexta-feira (30), que sempre houve um movimento das companhias aéreas para privatizar toda a infra-estrutura aeroportuária no Brasil.
. Fortes disse que a discussão da privatização da Infraero sempre esbarrou nos números relativos aos aeroportos. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), há 67 aeroportos administrados pela Infraero.
. Segundo a reportagem de Leandro Fortes, desses 67 aeroporto, somente 12 são lucrativos. Fortes disse também que os aeroportos que lucram sustentam os deficitários.
. “Quando se fala em privatização eles querem privatizar somente o filé (...) Um aeroporto como Congonhas que é importantíssimo, todo mundo quer privatizar a parte de infra-estrutura aeroportuária. Mas ninguém quer privatizar o aeroporto de Tabatinga, lá no Amazonas”, disse Fortes.

Nenhum comentário: