25 abril 2007

DESTAQUE DO DIA

Uma variável importante em 2008

O cenário das eleições de 2008 ainda está em formação. A maioria das variáveis a influenciar o curso dos acontecimentos deve se apresentar a partir de janeiro do ano que vem. Daí porque qualquer conjectura, agora, peca pelo imponderável. Mesmo no que se refere às alianças entre os partidos de um mesmo campo.

A reunião que ocorre hoje em Brasília entre os presidentes dos partidos que formam o Bloco de Esquerda (PCdoB, PSB, PDT, PMN, PAN, PRB, PHS), por exemplo, pode trazer à luz elementos novos.

É que além de uma plataforma própria (em sintonia com a proposta programática sustentada na campanha presidencial de outubro), marcando sua identidade política através das bandeiras da soberania nacional, da democracia, dos direitos sociais e da integração do subcontinente sul-americano, estará em pauta o próximo do pleito municipal.

Isto quer dizer que os partidos do Bloco passarão a considerar a possibilidade de se unirem em torno de uma candidatura comum à chefia do poder executivo municipal. Isto naturalmente levando em conta as peculiaridades de cada município – sem rigidez nem transposição mecânica de soluções entre um e outro caso.

No caso de Pernambuco, o relacionamento entre o PCdoB e o PT, estabelecido em bases estratégicas, sobretudo no Recife e em Olinda, vem a ser uma dessas peculiaridades - embora não necessáriamente imutável.

Nenhum comentário: