23 abril 2007

DESTAQUE DO DIA

Reeleição com os dias contados

O tema ganha corpo no Congresso. E dá sinais de que tramitará com rapidez, pois há uma vontade crescente nesse sentido entre a maioria dos parlamentares – segundo nos informa o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), líder da bancada comunista na Câmara.

Além disso, matéria publicada no Vermelho (tendo como referência enquête realizada pelo site G1) – veja postagem abaixo – revela que 14 dentre 17 governadores ouvidos desejam o fim do instituto da reeleição e a adoção do mandato de 5 anos.

Os governadores têm força no Congresso. Influenciam deputados e senadores. E estes, muitos candidatíssimos a governador, querem se ver livre de concorrentes no poder.

O fim da reeleição será bom ou ruim para a de democracia? Provavelmente será bom, uma vez que a experiência que temos vivido, ainda que incipiente, não tem fortalecido a reeleição, tal a desigualdade de disputa entre os que estão no cargo e os que o almejam.

Cinco anos de mandato, por outro lado, alarga um pouco o tempo necessário para que o gestor público realize seus planos. Quatro anos é pouco tempo.

Por fim, às forças mais ligadas ao povo e que associam suas possibilidades de crescimento ao evolver do quadro político e ao aprendizado político da população, eleições majoritárias para postos executivos a cada cinco anos é mais interessante.

Nenhum comentário: