25 abril 2007

PT busca reaproximação com a esquerda

No Vermelho, por Cláudio Gonzalez:
PT defende reaproximação com campo democrático-popular

Resolução divulgada ontem (23) pelo Diretório Nacional do PT defende “especial diálogo” com partidos de esquerda para reduzir a “margem de manobra do núcleo mais conservador da coalizão de governo”. Os petistas planejam uma forte reaproximação com o PSB, PCdoB e PDT, além dos movimentos sociais, para barrar o fortalecimento dos demais partidos da base.

Na avaliação expressa no texto da resolução do Diretório Nacional, “(...) ao contrário do período iniciado em outubro de 2002, há melhores condições (internacionais, políticas internas, econômicas e administrativas) para as forças progressistas e de esquerda implementarem seu programa. Por outro lado, estas mesmas forças não dispõem de uma candidatura natural à presidência da República, o que alimenta as expectativas dos conservadores e neoliberais, que pretendem recuperar o governo federal em 2010. ”

A preocupação com setores “conservadores” e com a consolidação das “forças progressistas de esquerda” está presente em toda a nova resolução do Diretório Nacional do PT. E isso inclui até mesmo outros partidos do governo de coalizão montado pelo presidente Lula. Os petistas planejam uma forte reaproximação com o PSB, PCdoB e PDT, além dos movimentos sociais, para barrar o fortalecimento dos demais partidos da base.

O documento afirma que, na coalizão de governo, o PT deve “privilegiar a recomposição do campo democrático-popular, estabelecendo um diálogo permanente principalmente com o PSB e com o PCdoB”.

Leia a matéria na íntegra clicando aqui http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=16909

Nenhum comentário: