25 abril 2007

Uma agenda histórica



A Classe Operária:
. Dois eventos de grande importância que marcam a agenda do Movimento Negro nesse ano devem ter atenção de todos comunistas. Entre os dias 10 e 13 de maio será realizado, em Belo Horizonte, o 3º Congresso Nacional da Unegro. . O documento guia do Congresso, intitulado “Um passo além da proposta”, registra a forma encontrada pela Unegro para sintetizar a necessidade de imprimir novos rumos ao movimento negro.
. A tese da Unegro defende que o povo brasileiro é um povo singular, miscigenado e uno na sua forma de expressão cultural, política, idiossincrática, embora prevaleçam profundas desigualdades sociais e econômicas entre brancos e negros. Aponta para maior presença e compromisso político com as bandeiras gerais do proletariado e enfatiza a importância da luta de classe, que boa parte do movimento negro desconsidera; propõe maior aliança com os movimentos sociais, distanciamento das teses ditadas por fundações norte-americanas, superação das ferramentas teóricas anacrônicas que pregam direta ou indiretamente a separação entre negros e brancos, fragmentando a luta do povo e dos trabalhadores. Será um congresso que marcará o movimento negro brasileiro e indicará um novo caminhar para Unegro. . O outro evento será o Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil, cujo objetivo é elaborar um projeto político do movimento negro para o Brasil, que reunirá militantes e representantes das várias correntes do movimento anti-racista. Trata-se de um acontecimento de igual ou maior envergadura que ao anterior, que depende da capacidade de negociação das organizações e lideranças nacionais do movimento negro, visto que há grande diversidade de pensamento, alguns contraditórios, que podem se desencontrar. O congresso será lançado em 23 de março de 2007, em Belo Horizonte, e terá seu encerramento em 21 de março de 2008, em São Paulo. Haverá seminários, plenária nacional, plenárias regionais e encontros estaduais que discutirão aproximadamente 22 sub-temas: trabalho, saúde, educação, moradia, segurança, empreendedorismo, terra, desigualdades regionais, desigualdade social, mídia, etc.
. Leia a matéria completa clicando aqui http://www.vermelho.org.br/museu/classe/296/movimento.asp#Uma%20agenda%20histórica

Nenhum comentário: