23 abril 2007

O repugnante consumo de alto luxo

No Vermelho, por Altamiro Borges
. Mais uma vez, a jornalista Mônica Bergamo, com seu imperdível artigo na Folha de S.Paulo deste domingo, deve ter desapontado muitos bilionários que procuram fofocas e holofotes nas deprimentes páginas das colunas sociais. Com números e fatos impressionantes, ela destrincha o “mapa do luxo” no país.
. A jornalista ilustra a reportagem com o caso da boutique Dona Santa/Santo Homem, a “Daslu do Nordeste”, um palácio de quadro andares no Recife, onde “a coleção de bolsas da Prada que aportou às prateleiras em janeiro já foi toda vendida. Precinho: R$ 7.000. ‘Algumas vêm aqui num dia para comprar uma blusa básica. Voltam no outro dia e compram o guarda-roupa inteiro’, diz Celso Ieiri, gerente da loja. Detalhe: a blusa ‘básica’ pode custar R$ 2.600”. Já são 9 mil clientes de luxo cadastrados no Nordeste. “Há cerca de dois anos, não era assim. A Dona Santa só vendia grifes nacionais. ‘Fizemos uma pesquisa e vimos que a cidade comportaria importados de alto luxo’, diz Juliana Santos. As vendas triplicaram. As melhores clientes chegam a gastar R$ 50 mil de uma vez”.
. Para ler o artigo na íntegra clique aqui http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=16679

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