22 abril 2007

Os governadores e a reeleição

No Vermelho:
Maioria dos governadores defende o fim da reeleição no País
. Dos atuais 27 governadores brasileiros, 17 se manifestam contrários ao instrumento da reeleição para cargos executivos no País. O tema vem sendo debatido no Congresso Nacional e chegou a servir de base para um documento elaborado pela Executiva do PT neste sábado (21), no qual o partido também se diz favorável ao fim do atual regime.
. A pesquisa com os 27 governadores foi feita pelo portal G1. O interesse da maioria dos governadores no fim da reeleição aumenta as chances de vir a ser aprovada a emenda com essa finalidade, de autoria do deputado Jutahy Magalhães Júnior (PSDB-BA), atualmente em trâmite no Congresso.
. Dos 17 governadores que se manifestaram a favor do fim da reeleição, 14 apóiam a proposta desde que os mandatos passem a durar cinco anos, um a mais do que o período atual.
. Apenas três governadores defendem a manutenção da reeleição, todos de partidos oposicionistas: Yeda Crusius (PSDB), do Rio Grande do Sul, Ottomar Pinto (PSDB), de Roraima, e José Roberto Arruda (DEM), do Distrito Federal.
. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), aliado do presidente Lula, não quis se manifestar sobre o assunto. Ivo Cassol (PPS), governador de Rondônia, informou ser indiferente à mudança. Binho Marques (PT), do Acre, e Marcelo Miranda (PMDB), do Tocantins, também querem o fim da reeleição, mas discordam sobre o mandato. Miranda acredita que devem ser mantidos os quatro anos. Já Marques não opinou sobre o assunto.

Nenhum comentário: