11 novembro 2007

Confirmada a pré-candidatura do PCdoB à Prefeitura do Recife

Resolução da Conferência Municipal do PCdoB sobre o pleito de 2008

O Partido Comunista do Brasil, no transcurso desta Conferência Municipal, promoveu amplo e esclarecedor debate junto à sua base militante, auscultou diversificados segmentos da sociedade, acolheu opiniões de amigos e ativistas da luta social, dos meios acadêmicos, técnicos e empresariais e recolheu impressões de militantes de partidos aliados, com os quais tem dialogado informalmente. Pôde, assim, o PCdoB, firmar uma opinião preliminar acerca do pleito de 2008 que considera oportuno tornar pública.

1. Embora o cenário das eleições ainda esteja em formação, e ganhará contornos precisos apenas no início do ano vindouro, desenha-se a perspectiva de uma luta renhida, cuja correlação de forças, do ponto de vista eleitoral, se definirá no curso da campanha. Por mais consciência que se tenha, no campo democrático-popular e progressista, do acúmulo de forças obtido através das vitórias de 2000, 2002, 2004 e 2006, não se pode subestimar as potencialidades eleitorais das correntes políticas adversárias, nem a tradição histórica de acirradas pelejas pelo poder local.
2. Nas atuais condições, o pleito no Recife assume caráter estratégico pelo peso político específico dos seus resultados, tendo em vista o fortalecimento das bases de apoio aos governos Lula e Eduardo Campos e a batalha imediatamente posterior, a ser travada em 2010.
3. A consolidação do projeto político-administrativo vitorioso em 2000 e 2004 beneficiará o povo e reforçará, no território da cidade, a gestão radicalmente democrática e a luta pelo desenvolvimento sustentável com valorização do trabalho, distribuição de renda, preservação ambiental e afirmação de nossa identidade cultural. O PCdoB, partícipe ativo da exitosa obra de governo conduzida pelo prefeito João Paulo, compromete-se plenamente com esse objetivo.
4. Nesse sentido, o Partido reitera a necessidade de um amplo e produtivo diálogo entre as forças políticas e sociais que no Recife guardam sintonia com os governos Lula, Eduardo Campos e João Paulo tendo como centro uma nova agenda político-administrativa que, a um só tempo, contemple a necessidade de consolidar as grandes conquistas alcançadas nos dois mandatos consecutivos do prefeito João Paulo e o desafio decorrente das demandas relacionadas com o novo ciclo de crescimento econômico que se inicia em Pernambuco, com profundas repercussões sobre o ambiente metropolitano e sobre a cidade do Recife. O ciclo de palestras Desafios Urbanos – o futuro das nossas cidades, promovido pela direção estadual do Partido em combinação com o Instituto Maurício Grabois e o gabinete do deputado Luciano Moura, constitui-se numa contribuição a esse diálogo.
5. O PCdoB tem a exata percepção de que, na atual fase pré-eleitoral, há que se respeitar os objetivos próprios, os métodos e o tempo político de cada partido aliado; e, ao mesmo tempo, explorar as múltiplas possibilidades táticas conforme hipotéticos cenários em cogitação, levando-se na devida conta a real correlação de forças no aspecto eleitoral e a contingência do pleito realizado em dois turnos.
6. Nesse contexto, o PCdoB – sem deixar de reconhecer a legitimidade do Partido dos Trabalhadores apresentar candidato próprio - reafirma a sua convicção de que será necessário avaliar a hipótese de mais de uma candidatura dentre as forças aliadas, de modo a se absorver diferentes potencialidades eleitorais e acolher, democraticamente, sem prejuízo da convergência estratégica de propósitos, diferenciações que eventualmente venha a se expressar.
7. Coerentemente com essa opinião, o PCdoB considera-se no dever de construir a pré-candidatura do vice-prefeito Luciano Siqueira, como uma das alternativas a serem consideradas pelo conjunto dos partidos aliados no momento oportuno – ao lado de nomes que vêm sendo ventilados, como o secretário João da Costa e os deputados Maurício Rands e Pedro Eugênio, do PT, e o deputado Silvio Costa Filho, do PMN, todos de reconhecida competência, credibilidade e compromisso com as causas democráticas e os interesses da população.
8. Assinala, por oportuno, que a candidatura de Luciano Siqueira, se vier a se consumar, sob hipótese alguma resultará em fissuras na aliança estratégica que mantém com o Partido dos Trabalhadores e no relacionamento com prefeito João Paulo, pautado pela sintonia de propósitos, pela confiança e pela solidariedade mútuas.
9. Demais, o PCdoB empenhará todo o seu esforço combativo no sentido de ampliar a sua representação na Câmara Municipal, elegendo bancada de vereadores comprometida com os interesses fundamentais do nosso povo.

Recife, 11 de novembro de 2007
A Conferência Municipal do Partido Comunista do Brasil no Recife

Nenhum comentário: