05 novembro 2009

Mais de 102 mil comunistas participaram de processo congressual

No Vermelho:
. Em documento publicado na íntegra a seguir, o Comitê Central faz um balanço sobre a mobilização feita ao longo do processo congressual. Ao todo, 102.332 membros do partido foram mobilizados, resultando na escolha de 1.076 delegados que os representarão na plenária fina, dias 5 a 8 de novembro, em São Paulo. Acompanhe a íntegra do documento. "Plenárias de quadros, que atingiram 4.000 centralizadamente nas capitais, fora os desdobramentos pelo interior dos Estados", diz o documento.
Um olhar sobre a mobilização congressual
(baixar a íntegra, com tabela)
A mobilização do 12º Congresso incluiu:
. Plenárias de quadros, que atingiram 4.000 centralizadamente nas capitais, fora os desdobramentos pelo interior dos Estados.
. Foram realizadas mesas de diálogo para qualificar o debate com setores da sociedade, iniciado com o Seminário Desvendar o Brasil com 500 quadros, seguido de atividades setoriais e mesas com diversos segmentos (ciência, cultura, tecnologia, economia etc.). Foi constituído um coletivo nacional de cultura.
. Assembléias de base – alcançaram 1900 computadas nas capitais e maiores municípios, não computadas as plenárias de base feitas antes das conferências municipais.
. As Conferências municipais alcançaram cerca de 1700 municípios, indicando progressão na interiorização do partido.
. As Conferências estaduais foram o ponto alto do processo. Foram em geral as maiores conferências já realizadas pelo partido. Mobilizaram em suas sessões mais de 10 mil participantes.
. Destaque de mobilização para SP e BA, e também RJ, PE, AM, AC, MA, PA, SE e DF merecem menção honrosa pelo esforço realizado.
. O processo de mobilização militante foi predominantemente na forma de plenárias de militantes e filiados. Nos municípios menores ou de comitês constituídos recentemente, essa foi a forma exclusiva, precedida de debates prévios às conferências municipais com bases comunitárias, trabalhadores e jovens, além de segmentos. Nos grandes municípios e capitais, foram cerca de 1900 organismos de base, sem entretanto computar as plenárias variadas realizadas como canal de debate das teses.
. Ressalta que a mobilização foi feita em meio a inúmeros esforços partidários. No período, ocorre o Congresso da UNE e CTB. Tratou-se, ainda, de perseguir filiações políticas até o prazo de 3 de outubro com vistas às eleições de 2010. Por fim, esteve permanentemente em pauta a construção do projeto eleitoral 2010. O tempo para a mobilização foi estrito, e além das teses nacionais, teve que se enfocar temas estaduais e eleição de direções e um milhar de delegados.
. Tratou-se de carga elevada de atividades concentrada em pouco tempo. Ao que parece, o partido amadureceu, em cada estado, no modo de se envolver em diversas atividades. Os processos regimentais de conferências e eleições se consolidou mais, embora não em toda a extensão partidária. Nesta transição, o esforço mobilizador para o Congresso ficou menos exclusivo do que tradicionalmente, sem ter deixado de ser prioridade. Acresce a isso a exigüidade de recursos com que se debate a maioria dos Estados, dificultando um trabalho mais amplo de mobilização.
. Chegamos a 202 mil cadastros no Rede Vermelha (entre os mais de 240 mil registrados no TSE), o que é um grande êxito ordenador do partido. Foram mobilizados mais de 102 mil participantes nas variadas atividades congressuais. Foram 70 mil mobilizados e 1300 conferencias em 2005, no 11º Congresso; 90 mil em 2007, em época de mobilização eleitoral municipal. Um crescimento, portanto, da ordem de 50% desde o último Congresso, maior do que qualquer outro verificado em congressos anteriores.
. Foram recebidas quase 160 emendas das Conferências Estaduais e publicados 180 temas na Tribuna de Debates.
. O PCdoB mostra-se um Partido mais atuante, mais enraizado e influente politicamente, mais ordenado em sua forma de mobilização congressual, mais amadurecido no modo como se conduz a vida interna. Como se argumentou há tempos no trabalho de organização, a maior extensão das fileiras faz com que a luta por uma base militante mais estável e organizada seja uma exigência redobrada, ao lado de sua formação política e ideológica.
. Foram eleitos 1.297 dirigentes nos Comitês estaduais, dos quais 30% mulheres. A legitimação dessas direções fica sujeita ao controle da institucionalidade estatutária.
. Houve pouca polêmica sobre os temas congressuais. Ao lado de unidade com os rumos adotados, é todavia baixa penetração das ideias complexas dos temas em debate, em parte devido à extensividade alcançada pelo Partido.
. Uma lição sobre a qual refletir é que os Congressos deveriam ter pauta exclusiva nacional, não necessariamente coincidindo com Conferências estaduais (estas talvez devessem ser realizadas depois dos Congressos), e o período não deveria coincidir com o prazo de filiação eleitoral visando as eleições, o que sobrecarrega a pauta das direções.
. Para acessar a íntegra com a tabela de mobilização, clique aqui.

Nenhum comentário: