16 novembro 2009

O peso do mercado interno

Aquecimento do mercado interno contribuiu para gerar mais de 1 milhão de empregos no ano
. A notícia é da Agência Brasil. O aquecimento do mercado interno foi um dos principais responsáveis pela geração de 1,16 milhão de empregos até outubro deste ano, disse hoje (16) o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. O dado faz parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje.
. “Não me surpreendo com esse número de 1.163.607 [de empregos gerados] porque desde março vinhamos falando da solidez do mercado interno, da força da economia nacional e das ações do governo para enfrentar a crise”, afirmou Lupi.
. Segundo o ministro, o resultado mostra que o Brasil é o único país do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) a gerar mais de 1 milhão de empregos e disse que no próximo ano o país vai chegar ao saldo acumulado de 2 milhões de empregos. Lupi disse ainda que o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país) de 2010 poderá crescer entre 7% e 8%. Entre as áreas que devem ter maior expansão em 2010, ele citou a indústria de transformação e o setor de serviços.
. Em outubro, o saldo da geração de empregos com carteira assinada ficou em 230.956 e foi o melhor de toda a série histórica para o mês. O melhor saldo, até então, era o de outubro de 2007, quando foram gerados 205 mil novos empregos com carteira assinada.
. Para este mês, Lupi espera saldo recorde, mas que não deverá ser tão forte. Para dezembro, quando há demissões no setor do comércio e serviços, após as contratações temporárias de fim de ano, ele disse não acreditar em grande número de dispensas, mantendo, por isso, a previsão de um 1,1 milhão de empregos para 2009.

Nenhum comentário: