23 março 2010

Jornada de lutas deve levar 3 mil estudantes às ruas hoje


. UEP, UNE, UMES e UBES prometem uma grande manifestação para esta terça-feira (23), no Recife, com a participação de estudantes de todo o Estado. A concentração acontecerá às 13h, em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua do Hospício.
. As palavras de ordem “Pernambuco na pressão por pré-sal pra educação!” e “ Brasil unido, royalty dividido!” devem dar o tom da passeata preparada pelas entidades estudantis que percorrerá o centro da cidade até o Palácio das Princesas. Os estudantes querem entregar uma pauta de reivindicações ao Governador Eduardo Campos a fim de garantir o apoio à proposta de 50% dos recursos do Pré-sal para a educação.
. A expectativa é que aproximadamente 3 mil estudantes compareçam ao ato. Estão sendo aguardadas personalidades como a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente Luciana Santos (PCdoB), o ex-prefeito do Recife João Paulo, o professor e reitor da UPE Carlos Calado, o deputado estadual Luciano Moura (PCdoB), o secretário das Cidades Humberto Costa (PT), a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e os ex-presidentes da União de Estudantes de Pernambuco (UEP), Geraldo Vilar e Anne Cabral. A Associação de Docentes da UPE (ADUPE) e o Sindicato dos Servidores da UPE (SINDUPE), também participarão do movimento.
. De acordo com a organização do movimento, as autoridades acompanharão a manifestação em cima de um trio elétrico, junto aos representantes da UNE, UEP, UMES e UBES. A intenção é homenagear aqueles que contribuíram na conquista da gratuidade da UPE. “Essa gratuidade da UPE nos deu impulso para conseguir mais mudanças na educação, então acreditamos que este é o momento para reconhecer que quando nós estudantes nos mobilizamos, conseguimos alcançar nossos objetivos”, afirmou a presidente da UEP, Virginia Barros.
. Os estudantes asseguram que, se forem destinados para a educação 50% do fundo Social do Pré-sal, o nível da educação será elevado. Dessa forma, será garantida a ampliação de vagas nas universidades públicas e escolas técnicas federais, além de melhorar o ensino básico. “A UBES sempre lutou para ter 10% do PIB destinado à educação, isso implica em ampliar os investimentos, colocando o país em outro patamar educativo. Historicamente, nunca se teve tantas chances de conseguirmos isso como estamos tendo agora. Temos essas condições em nossas mãos e não podemos perder a oportunidade de ter uma educação universalizada, pública, gratuita e de qualidade”, explicou a presidente da UMES, Manuela Braga.
(Do site http://www.lucianosiqueira.com.br/).

Nenhum comentário: